A creatina é um composto de aminoácidos produzido pelo nosso corpo, principalmente no fígado e nos rins, mas que também pode ser encontrada em alguns alimentos, como carne, peixe e frango.
A principal função da creatina no organismo é fornecer energia para as células, especialmente as musculares. Ela também desempenha um papel importante na recuperação muscular após exercícios de alto impacto.
Diversos estudos mostram que a suplementação com creatina pode contribuir para a melhora da qualidade de vida, trazendo benefícios como melhora do desempenho cognitivo, aumento da força e preservação da massa magra.
Na maioria dos casos, a creatina é segura. No entanto, pode ser contraindicada para quem sofre com doenças hepáticas ou renais.
Quais os efeitos adversos da creatina?
O consumo exagerado da creatina pode causar desconfortos gastrointestinais, como diarreia, náuseas e inchaço, além de cãibras e desidratação. Além disso, pode causar a sobrecarga de rins e fígado. Por isso, é importante fazer uso com o acompanhamento de um especialista.
Renato Lobo, médico formado pela Faculdade de Medicina da USP, pós-graduado em Nutrologia pela ABRAN – Associação Brasileira de Nutrologia. Instagram: @dr.rlobo
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/efeitos-adversos-da-creatina/
Nenhum comentário:
Postar um comentário