terça-feira, 1 de julho de 2025

Abdominal ajuda a emagrecer?

O abdominal é um exercício que ativa principalmente o músculo reto abdominal, responsável pela flexão do tronco. Além disso, trabalha músculos oblíquos internos e externos e o músculo transverso do abdome. Em algumas variações do movimento, músculos acessórios, por exemplo, iliopsoas, também podem ser recrutados.

Abdominal ajuda a emagrecer?

Por si só, o abdominal não promove o emagrecimento e nem reduz gordura localizada na região da barriga. A perda de gordura corporal depende de um déficit calórico geral e de outros cuidados, incluindo dieta equilibrada, uma rotina de treinos completa, o gerenciamento do estresse e um sono de qualidade.

No entanto, o exercício traz benefícios importantes à saúde do corpo, indo muito além da estética. Entre as principais vantagens estão: fortalecimento do core, melhora da estabilidade da coluna vertebral, prevenção de dores na lombar, aumento da capacidade funcional, redução do risco de lesões, melhora da postura e desenvolvimento da flexibilidade.

Com qual frequência fazer abdominal para ter resultados visíveis?

Para ter resultados visíveis, é recomendado fazer abdominais de três a cinco vezes por semana, alternando os dias para garantir a recuperação adequada dos músculos.

Lembre-se de sempre respeitar seus limites e necessidades individuais, sem se sobrecarregar ou exagerar na frequência de treinos. O acompanhamento profissional faz toda a diferença para otimizar o processo e garantir a segurança.

Continua após a publicidade
Respondido por:

Dr. Daniel Oliveira, médico ortopedista especialista em coluna vertebral e diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte, Minas Gerais. Instagram: @danieloliveiracoluna

 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

 

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/abdominal-ajuda-a-emagrecer/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que é o ‘Implanon”, contraceptivo que passará a ser oferecido no SUS

Na quinta-feira (3), o Ministério da Saúde confirmou que o Implanon, método contraceptivo hormonal que pode custar até R$ 4 mil, passará a ...