No mês passado, a influenciadora Lauren Pfeiff realizou uma cirurgia para tratar lipedema, diagnóstico que recebeu há cerca de 2 anos. Ela tem compartilhado detalhes sobre o seu pós-operatório, mostrando aos seus seguidores como tem sido a recuperação.
Pouco antes de passar pelo procedimento, Lauren desabafou nas redes sociais sobre seus sintomas e disse que, mesmo com um estilo de vida saudável, não tinha resultado na melhora das pernas, que apresentavam um acúmulo desproporcional de gordura e uma textura “ondulada”.
A influenciadora destacou que também sempre sentiu muitas dores nessa região do corpo e uma tendência a hematomas.
“No resto do meu corpo, sou muito resistente para dor. Na perna, se encostam um pouco em mim, eu já sinto muita dor. Também estou sempre muito roxa na perna. Eu tenho muita retenção de líquido na minha perna. No meio da minha coxa, eu sempre tenho assaduras, principalmente no verão”, relatou.
Ela ainda comentou que o lipedema, além de trazer impactos à sua qualidade de vida, abalou sua autoestima.
“Aos poucos, eu fui escondendo as minhas pernas – o que acontece até hoje, no caso. Minhas pernas estão sempre tampadas, porque eu não quero ouvir piadinhas, eu não quero me sentir diferente. Então, eu estou sempre de calça, sempre com saias longas ou com qualquer outra coisa que esconda as minhas pernas”, falou.
No início de agosto, Lauren divulgou algumas imagens que mostram o antes e depois de seu corpo após passar pela cirurgia para o lipedema. Confira a seguir!
Veja o antes e depois
O que é o lipedema?
Estudos apontam que o lipedema acomete cerca de 10% das mulheres brasileiras. Além do aspecto físico, o lipedema pode causar desconfortos, sensibilidade à pressão e dor nas áreas afetadas.
À medida que progride, pode impactar negativamente a mobilidade e desencadear problemas de autoestima e até mesmo transtornos mentais, como a depressão ou ansiedade, especialmente devido à aparência alterada do corpo.
De acordo com o Dr. Luiz Calmon, médico ginecologista da Clínica Elsimar Coutinho, em São Paulo, o lipedema consiste em um acúmulo de gordura desproporcional em algumas áreas, geralmente nos membros inferiores, e afeta, em maior parte, as mulheres.
Ainda não existem causas completamente definidas para o lipedema, porém, há indícios de que fatores genéticos e hormonais têm relação com o aumento da quantidade e do ritmo de crescimento das células de gordura.
Essa doença é crônica e progressiva do tecido adiposo e seus principais sintomas são: sensação de peso nas extremidades, dor na palpação, tendência à hematomas, dificuldade em emagrecer nas pernas, fadiga, inchaço e pele com textura semelhante à casca de laranja.
Não existe uma cura definitiva para o lipedema até o mesmo. No entanto, algumas medidas podem ajudar a controlar os sintomas, entre eles:
- Praticar atividade física (de preferência, de alta intensidade);
- Manter uma alimentação anti-inflamatória (por exemplo, dieta mediterrânea);
- Evitar ao máximo substâncias que possam comprometer os hormônios do corpo (conservantes, adoçantes, corantes)
- Adotar um método contraceptivo sem estrogênios sintéticos;
- Realizar sessões de drenagem linfática, massagem modeladora e fisioterapia
- Apostar no uso de substâncias antioxidantes, como cúrcuma e coenzima q-10;
- Cuidar da microbiota intestinal, com uma alimentação rica em fibras, com o consumo adequado de água e, se necessário, até mesmo com a suplementação de probióticos.
“Em casos extremos ou que não respondem às medidas terapêuticas clínicas, pode ser necessário o tratamento cirúrgico com a lipoaspiração“, ressalta o Dr. Vinícius Carruego, diretor clínico da Clínica Elsimar Coutinho,
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/equilibrio/lauren-pfeiff-cirurgia-de-lipedema/
Nenhum comentário:
Postar um comentário