A sensação de sono depois do treino pode indicar que o seu corpo está respondendo ao esforço – e isso é um bom sinal.
Quando você treina, seu organismo gasta energia, aumenta sua temperatura corporal e desencadeia a liberação de uma cascata hormonal e de neurotransmissores que contribuem para a recuperação, mas também podem te deixar sonolento.
Sentir sono depois dos treinos tem relação com a secreção de adenosina, serotonina, dopamina, noradrenalina, cortisol, melatonina, GABA e lactato.
Depois do esforço físico, naturalmente o corpo entra em um estado de recuperação, com predomínio do sistema parassimpático. A frequência cardíaca cai, a respiração desacelera e o cérebro entra no modo “descanso”. E, se você treina em jejum ou muito tarde, esse efeito pode ser ainda maior.
Quais os benefícios da atividade física para a qualidade do sono?
A prática regular de atividades físicas é um dos cuidados mais importantes quando falamos em dormir bem. Existem diversas evidências científicas que comprovam os benefícios de um estilo de vida ativo para a qualidade do sono. Algumas das vantagens são:
- Aumento da profundidade do sono;
- Redução do tempo para adormecer, especialmente em quem tem insônia inicial;
- Melhora da eficiência do sono;
- Diminuição da fragmentação do sono;
- Melhora do humor, redução da ansiedade e combate ao estresse;
- Sincronização do relógio biológico
André Luiz Eigenheer da Costa, médico ginecologista e obstétrico, especialista em Reprodução Assistida pela FEBRASGO e AMB.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/sono-depois-de-treinar/
Nenhum comentário:
Postar um comentário