Em 22 de setembro, comemora-se o Dia Mundial da Banana, uma fruta que é indispensável na vida de quem treina ou está em processo de emagrecimento ou ganho de massa magra. A banana é versátil, sendo ingrediente de receitas doces e salgadas, além de ter diversos nutrientes para ajudar com seus objetivos nos treinos e dieta.
“A banana é uma fonte prática e acessível de energia, rica em carboidratos de rápida absorção, o que a torna excelente para repor o glicogênio muscular. Além disso, contém potássio, magnésio e vitamina B6, nutrientes que contribuem para o equilíbrio eletrolítico, ajudando na prevenção de câimbras e favorecendo a contração muscular adequada”, explica a Dra. Daniela Jobst, médica especialista em nutrição, endocrinologia e medicina integrativa
A profissional também destaca que a banana contém triptofano, uma substância que ajuda na produção de serotonina, contribuindo para o bem-estar e a disposição de quem treina.
Nem todos os tipos de bananas são recomendadas para quem treina
Aline Becker, nutricionista, personal trainer e colunista de Boa Forma, explica qual é a mais e menos recomendada para quem treina:
- Nanica: é a melhor opção para quem treina, porque tem mais carboidrato e dá energia rápida.
- Prata: é um meio-termo, digere um pouco mais devagar e segura a fome por mais tempo. Boa para lanches ao longo do dia.
- Maçã: é a que menos entrega energia rápida. Não é ruim, mas para treinos intensos não é a mais indicada.
“É só pensar assim: a nanica é boa para quando você vai treinar, a prata é ótima para ter na bolsa e matar aquela fome quando você não sabe a hora da próxima refeição, e a maçã é aquela banana para saborear com calma, sem pressa”.
Aline também detalha como consumir a fruta no pré, intra ou pós treino:
Pré-treino: se você vai treinar logo cedo ou no meio da correria, comer uma banana pura já resolve, porque fornece energia rápida. Mas se tiver um pouquinho mais de tempo, dá para combinar com uma colher de pasta de amendoim ou aveia, assim você garante energia imediata e também mais sustentação para o treino.
Intra-treino: para quem faz treinos longos, como corrida de rua, bike ou até aulas duplas na academia, a banana pode ser usada no meio do treino para repor energia de forma natural. É prática e substitui até aqueles sachês industrializados.
Pós-treino: depois do treino, a banana ajuda a repor o glicogênio (a reserva de energia dos músculos). O ideal é combinar com proteína para potencializar a recuperação: por exemplo, bater banana com whey e cacau, ou comer junto com iogurte grego natural.
“Eu sempre digo que a melhor ideia é usar a banana como um “curinga” da sua rotina: sozinha quando precisa de rapidez, ou combinada com outros alimentos quando busca mais equilíbrio nutricional”, detalha.
Contraindicações no consumo de banana
Dra. Daniela explica que de modo geral, a banana é uma fruta de consumo fácil e benéfica para a maioria das pessoas, mas alguns cuidados são importantes.
“Quem tem insuficiência renal deve consumir com moderação por causa do alto teor de potássio. Já pessoas com resistência insulínica ou diabetes precisam ajustar a quantidade e dar preferência à banana-prata, que é menos doce, sempre combinando com fibras ou proteínas para evitar picos de glicose. Além disso, o consumo exagerado pode causar algum desconforto digestivo”, explica a médica especialista em nutrição.
Receitas práticas para incluir na sua dieta!
Banana com pasta de amendoim → um clássico de pré-treino. Energia rápida da banana + gordura boa da pasta = disposição sem pesar no estômago.
Shake de banana com whey e cacau → perfeito para o pós-treino. Além de saboroso, ajuda a repor energia e estimular a recuperação muscular.
Banana congelada batida no processador (sorvetinho fit) → ótima pedida no pós-treino à noite ou como sobremesa saudável naqueles dias de calor. Refresca, sacia e ainda mata a vontade de doce.
Panquequinha de banana e aveia (banana amassada, ovo e aveia na frigideira) → ideal para um pré-treino mais demorado, como um treino de força ou corrida mais longa.
“Gosto de dizer que a banana é o “curinga” da alimentação saudável: fácil de carregar, combina com doce e salgado, dá energia e ajuda na recuperação. O segredo está em pensar na hora certa de consumir e nas combinações”, ressalta Aline Bekcer.
E finaliza: “No pré, com gordura boa ou aveia, no pós, com proteína, no dia a dia, pura, para matar a fome sem complicação. Quando você entende esse jogo de combinações, a banana vira uma aliada real dos treinos e da rotina.”
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/alimentacao/banana-fruta-curinga-alimentacao-saudavel/
Nenhum comentário:
Postar um comentário