sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Concentrado, isolado ou hidrolisado: saiba qual o Whey Protein mais adequado para o seu dia a dia

Os suplementos à base de proteína são vistos como grandes aliados à saúde. E há comprovação científica por trás dessa afirmação!

Um estudo, divulgado na Revista Brasileira de Nutrição esportiva, revisou os efeitos metabólicos da suplementação com whey em praticantes de exercícios com pesos. O resultado: alta concentração de aminoácidos essenciais, rápida absorção e associações com hipertrofia muscular, melhora do sistema imune, redução de gordura corporal e fadiga muscular.

A nutricionista da Vitafor, Lucila Santinon, ressalta que há alguns pontos-chave para escolha da melhor opção. São eles: 

  • composição limpa; 
  • Proteínas de AVB (alto valor biológico); 
  • sem adição de açúcares e baixo sódio. 

Lembrando que existem tipos diferentes de whey protein: “Podemos dividir as proteínas em três tipos: Isolada, Concentrada e Hidrolisada, que é obtida a partir da hidrólise enzimática da proteína”, aponta a nutricionista.

Continua após a publicidade

Proteína Concentrada:

A matéria-prima da proteína do concentrado do soro do leite, com uma concentração média de 80% de proteína, apresenta maior rendimento e menor densidade, além de uma coloração mais amarelada quando comparada à proteína isolada.

Proteína Isolada:

Continua após a publicidade

Já a matéria-prima da proteína isolada, WPI, tem concentração de 92% de proteína, que passa por um processo de microfiltragem, nano filtragem e ultra filtragem, resultando em uma quantidade mínima de carboidratos, lactose, caseína e gorduras, com uma excelente solubilidade e uma coloração mais clara quando comparada à proteína concentrada do soro do leite.

Proteína Hidrolisada:

Em relação à proteína hidrolisada do soro do leite, WPH, pode ser obtida através da proteína isolada ou da proteína concentrada por meio do processo de hidrólise enzimática ou quebra industrial, conferindo rápida absorção e fácil digestão. Ela detém uma textura mais fluida quando comparada às outras duas proteínas, do concentrado e do isolado.

Continua após a publicidade

Fique de olho na tabela nutricional

A nutricionista da Vitafor também explica que, quanto menor o percentual de carboidratos no produto, melhor a digestibilidade e a absorção. Além disso, para calcular a porcentagem de proteína, ela ensina que: “basta dividir o total de proteína pela porção do produto.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Continua após a publicidade

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/alimentacao/concentrado-isolado-hidrolisado-whey-protein-dia-a-dia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concentrado, isolado ou hidrolisado: saiba qual o Whey Protein mais adequado para o seu dia a dia

Os suplementos à base de proteína são vistos como grandes aliados à saúde . E há comprovação científica por trás dessa afirmação! Um estudo...