Com a rotina cada vez mais acelerada e marcada por excesso de trabalho, os hobbies deixaram de ser apenas momentos de lazer para se tornarem uma verdadeira necessidade de cuidado com a mente, quase como um escape da realidade.
Nesse cenário, cresce a busca por atividades que aliviam o estresse e os esportes, especialmente os praticados ao ar livre, têm se destacado como aliados poderosos para equilibrar corpo e saúde mental.
O ortopedista Dr. Marcos Cortelazo, membro da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte (ISAKOS) traz uma lista de benefícios que a prática de atividades outdoor traz para corpo e mente:
- possibilidades de terrenos variados, o que permite maior diversidade de ambientes e esportes;
- contato com a natureza, o que reduz o nível de estresse e permite maior contato com a luz natural; maior gasto calórico pelos diferentes tipos de terrenos;
- benefícios para a saúde mental, com redução da ansiedade, depressão e melhora do humor; maior motivação;
- maior chance de socialização, pela possibilidade de maior interação;
- acessibilidade e flexibilidade de horários;
- melhor estimulação sensorial
São diversos esportes ao ar livre…
Beach tennis, surfe, canoagem, fat bike, yoga, corridas noturnas, dança… cada tipo de esporte ao ar livre pode ser incluído na rotina para, com certeza, dar mais disposição ou, quem sabe, virar um hobby.
“As principais tendências de atividades são: beach tennis, surfe (cuja prática tem aumentado bastante com o surgimento das piscinas com ondas), canoagem, fat bike na praia, yoga ao ar livre e até as corridas noturnas que aproveitam o clima mais ameno do período noturno”, explica o Dr. Marcos.
O ortopedista destaca que o beach tennis é um esporte coletivo que favorece a socialização, além de promover grande gasto calórico e ser um excelente aeróbico, mas que também combina condicionamento muscular.
Já o surfe é uma atividade de alta intensidade que trabalha força, equilíbrio e resistência.
“No caso da canoagem, ela combina experiência relaxante e antiestresse ao lazer e exercício. A modalidade fat bike é interessante para relaxamento e lazer, associando um trabalho aeróbico de resistência”, complementa.
Dentre as atividades citadas, o yoga ao ar livre, promove relaxamento e uma maior conexão com o ambiente. “No caso das corridas noturnas, elas garantem maior socialização e um excelente exercício aeróbico e de resistência”, comenta o Dr. Marcos.
Fique atento a roupas e equipamentos essenciais
O médico explica que, para quem pratica atividades ao ar livre, é fundamental se atentar ao uso de roupas e calçados adequados a cada tipo de atividade e terreno.
“Outro ponto importante é a proteção contra os efeitos da radiação solar, através da utilização de filtros solares adequados, bonés e roupas também com esta finalidade. Importante a utilização de óculos que protejam os olhos contra agentes externos que possam promover trauma”.
Não se pode esquecer da hidratação e da alimentação, que são fundamentais. “E, por último, escolher horários adequados com relação à temperatura, umidade e exposição à luz solar”, completa o Dr. Marcos.
Dança vale como esporte e hobby?
Segundo o ortopedista Dr. Fernando Jorge, Mestre em Biomecânica do aparelho locomotor (BIOENGENHARIA) pela Faculdade de Medicina da USP, a dança pode ser considerada uma atividade física aeróbica, dependendo da intensidade e da duração da prática.
“Danças com ritmos mais intensos e prolongados, elevam a frequência cardíaca e respiratória, proporcionando os mesmos benefícios de uma corrida ou caminhada rápida. É uma forma divertida e eficaz de cuidar do coração, aumentar a resistência e melhorar a saúde pulmonar”, diz o Dr. Fernando.
O profissional ressalta que a dança tem um impacto positivo na saúde mental. Estudos demonstram que a prática de dança, além de melhorar a aptidão física, pode ajudar a reduzir os níveis de estresse, ansiedade e sintomas depressivos.
“A atividade física liberadora de endorfinas, junto ao aspecto lúdico da dança, promove um estado de bem-estar. A dança também estimula a interação social e a expressão emocional, fatores que são fundamentais para a saúde mental, especialmente entre idosos que, muitas vezes, enfrentam o isolamento social”, explica o Dr. Fernando Jorge.
O tipo de dança deve ser escolhido com base nas preferências individuais e no prazer que a pessoa sente ao praticar determinado estilo, segundo o Dr. Fernando. “Se a pessoa possui alguma condição médica pré-existente, deve consultar um médico antes de iniciar qualquer atividade física”, finaliza o médico.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/movimento/esportes-outdoor-beneficios-corpo-mente/
Nenhum comentário:
Postar um comentário