O metabolismo tem relação direta com o gasto energético, ou seja, com a quantidade que você necessita de calorias para o seu dia, seja estando em repouso ou em atividade.
Se ele é mais lento, tende a poupar energia e, em repouso, a pessoa gasta menos do que o normal. Já o metabolismo rápido é caracterizado por um gasto calórico maior mesmo em repouso. Isso reflete bastante no resultado do balanço de calorias diário.
Em geral, o metabolismo mais acelerado faz com que a pessoa tenha mais dificuldade para engordar, o que pode beneficiar o processo de emagrecimento. Por outro lado, o metabolismo mais lento acaba favorecendo o ganho de peso.
Diversos fatores influenciam o funcionamento do metabolismo, entre os mais importantes, a alimentação, o sono, o estresse, a genética, marcadores inflamatórios e o nível de atividade física.
Renato Lobo, médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Nutrologia e Medicina Esportiva.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/metabolismo-emagrecimento/
Nenhum comentário:
Postar um comentário