sábado, 31 de janeiro de 2026

4 seleções que manterão o seu cabelo saudável neste verão

O calor pode vir acompanhado de muita exposição ao sol. Afinal, ela está presente em diversos momentos de nossa vida: quando vamos à praia, nas tarefas do dia a dia ao ar livre e momentos de lazer.

Isto pode trazer ressecamento para o seu cabelo, deixando seus fios frágeis e quebradiços. Por isso, é necessário que haja cuidados especiais para que o seu cabelo continue saudável, sem que você precise se restringir a criar memórias e aproveitar esse verão da melhor forma.

Com os produtos selecionados, você não precisará se preocupar com a qualidade de seu cabelo, afinal, as fibras de seus fios estão protegidas e tratadas. Você poderá aproveitar a praia, o mar e curtir o sol com proteção, e viver os momentos de sua vida livre do impacto dos filtros UV:

Kit Acquaflora Sol Mar Piscina Home Care Leave-in

kit acquaflora

Esse combo de shampoo, condicionador, máscara capilar e leave-in estará com você em todos os passos no tratamento de seu cabelo. Aliado à proteção de seus fios, te ajuda a manter o seu cabelo hidratado, nutritivo e livre da agressão dos raios UV.

Kit LOreal Professionnel Vitamino Color Shampoo Máscara

Kit LOreal Professionnel Vitamino Color Shampoo Máscara

Se você tem cabelos coloridos, esse kit profissional é perfeito para você! Ele auxilia na manutenção da cor vibrante, segura o desbotamento e a hidratação dos seus fios, proporcionando um cabelo mais saudável e nutrido.

Continua após a publicidade

Wella Professionals Invigo Sun

Wella Professionals Invigo Sun

Esse combo de produtos fará você se apaixonar por inserir cuidados para o cabelo em seu dia a dia. Responsável por tratar o cabelo contra os raios de sol, ele garante fios radiantes mesmo após exposição ao sol, água do mar ou cloro.

Revlon Professional Uniq One

Revlon Professional Uniq One

Esse leave-in multifuncional reúne 10 benefícios em um só produto: repara, fortalece, controla o frizz, hidrata, protege e muito mais. O cuidado é imediato e seu cabelo ainda por cima ficará com uma fragrância agradável e equilibrada.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/beleza/produtos-para-um-cabelo-saudavel-no-verao/

Pronto ou não, lá vou eu!

Talvez você já tenha percebido isso em algum momento, mesmo que doa admitir: saber e não fazer, no fundo, é a mesma coisa que não saber!

Porque aquilo que a gente entende, lê, estuda, deseja, planeja… mas nunca coloca em prática, acaba morando num lugar muito parecido com o das coisas que nunca existiram. Vira só uma ideia bonita, uma versão diferente de quem poderíamos ter sido, uma vida que só acontece na imaginação e que gera muita frustração.

Sonhar é incrível, é um sinal de que algo dentro de nós continua vivo, querendo mais, querendo diferente. Mas apenas sonhar não muda a realidade, não altera a rotina, não constrói pontes entre quem somos hoje e quem desejamos ser.

De nada adianta imaginar uma vida mais leve, um trabalho mais significativo, relações mais verdadeiras, se seguimos fazendo exatamente as mesmas escolhas, conversando com as mesmas pessoas, aceitando os mesmos medos como se fossem imutáveis, adiando sempre para depois aquilo que toca fundo o nosso coração.

Com o tempo, a gente começa a acreditar que quem “chega lá” é diferente. Mais confiante, mais preparado, mais corajoso, mais especial, mais sortudo… Mas, quase nunca, é isso. Na maioria das vezes, a diferença está em algo muito menos glamouroso e muito mais silencioso. Na verdade a pessoa só foi lá e fez, mesmo com medo!

Ela mandou a mensagem com a mão tremendo. Aceitou o convite sem se sentir pronta. Disse “eu não sei, mas posso tentar”. Entrou em lugares onde se sentia deslocada. Errou. Ficou envergonhada. Quis desistir. Aprendeu um pouco. Ajustou. Tentou de novo.

Continua após a publicidade

Chegar lá, seja lá onde for, quase sempre passa por se permitir ser iniciante, imperfeito, inseguro, humano!

Nós esperamos demais pelo dia em que tudo dentro de nós estará organizado. Pelo momento em que o medo vai embora. Ou pela fase em que a vida estará menos confusa. E, enquanto isso, os dias passam, os anos passam e os sonhos vão sendo guardados numa gaveta chamada “quando der”.

Mas existe uma verdade que pode ser suave, se você deixar: não necessariamente será fácil… mas também não precisa ser tão difícil! Precisa só ser um primeiro passo honesto.

Afinal, fracassar não é tentar e não conseguir. Fracassar é passar a vida inteira imaginando, planejando, se preparando e nunca se permitindo viver a própria tentativa.

Continua após a publicidade

Porque a vida, no fim, não acontece nos mínimos detalhes que planejamos. Ela acontece de acordo com que a gente tem coragem de tentar fazer, mesmo tremendo um pouco por dentro.

E isso… você já pode começar hoje! Aqui vão algumas dicas para você começar a executar e tirar seus sonhos do papel:

  • Conte seu plano para alguém que não vai te poupar
    Não para receber aplausos, mas para criar responsabilidade e compromisso.
  • Faça mal feito primeiro
    Não deixe que a perfeição te engesse, apenas faça, como for!
  • Coloque seus sonhos na agenda, não só na cabeça
    O que não vira horário vira só intenção.
  • Aja como se já fosse “um pouco” quem você quer ser
    Não espere virar para começar. Comece para virar.
  • Frequente lugares onde você se sente pequeno
    O desconforto também é uma bússola. Precisamos sair da zona de conforto.
  • Troque a pergunta “e se der errado?” por “e se eu aguentar?”
    Você é mais capaz do que imagina.
  • Crie rituais de começo, não de motivação
    Ação gera ânimo, não o contrário.
  • Colecione tentativas, não apenas resultados
    Elas são o verdadeiro caminho do sucesso.
  • Lembre-se que o tempo vai passar de qualquer forma
    A única diferença é o que você terá feito com ele.

Incorpore aquela famosa frase que falávamos ao brincar de esconde-esconde: “Pronto ou não, lá vou eu”! E se jogue!!!!

___________________________________________________________________

Continua após a publicidade

Oi, eu me chamo Priscila Conte Vieira, mas pode me chamar de Pri! Sou psicóloga, palestrante e mentora. Atuo na psicologia clínica, sou especialista em Psicologia Positiva, pós graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental, master em autoconhecimento, coach de vida, practitioner em PNL e também criadora do Podcast Respira, não pira (que tal dar uma conferida lá no Spotify?!)

Estarei por aqui todas as semanas, abordando temas da Psicologia Positiva, felicidade, bem-estar e os auxiliando a serem as suas melhores versões, por meio do autoconhecimento e florescimento. Para saber mais sobre mim e me acompanhar no dia a dia, é só me seguir no Instagram! Estou por lá como @priscilaconte__. Te vejo no próximo Sábado! Até mais <3

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/coluna/priscila-conte-vieira/pronto-ou-nao-la-vou-eu/

Protetores solares mais confortáveis: por que os produtos que não ardem os olhos estão em alta

Usar protetor solar todos os dias do ano é sempre um desafio, ainda mais quando o calor demasiado faz o produto escorrer – e irritar os olhos. Além disso, muitas pessoas também sofrem com uma sensibilidade individual a componentes presentes em produtos de proteção solar.

Resultado? Olhos lacrimejando, com ardência e vermelhidão, além da sensação de desconforto. “Em alguns casos, a ardência é causada por excesso de produto muito próximo aos olhos, e o protetor acaba entrando nos olhos. Em outros casos, a composição do protetor pode causar ardência. Mas também é possível que a pessoa seja sensível a algum componente em especial e por isso sentir ardência”, explica a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

De acordo com a literatura médica, os protetores solares são divididos em filtros químicos (orgânicos) e bloqueadores físicos (inorgânicos). Os filtros químicos, como avobenzona, cinoxato e octocrileno, têm sido associados a dermatite de contato, tanto alérgica quanto irritante, e podem causar sensibilidade ao sol.

As melhores dicas para acertar na escolha do protetor solar

Continua após a publicidade

“Estudos indicam que a irritação ocular pode ocorrer devido a reações irritantes, que são mais comuns do que reações alérgicas verdadeiras. Portanto, tanto a composição do protetor solar quanto a sensibilidade individual podem contribuir para a irritação ocular. É importante considerar a formulação do protetor solar e a predisposição individual ao escolher um produto adequado para minimizar o risco de irritação”, explica a dermatologista Dra. Débora Natal Moreira, membro da SBD-RESP (Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional São Paulo).

Segundo a Dra. Débora, a irritação ocular pode ocorrer quando ingredientes ativos ou excipientes em protetores solares entram em contato com os olhos, causando desconforto ou ardência. “Protetores solares que afirmam não irritar os olhos geralmente utilizam ingredientes que são menos propensos a causar irritação, como filtros físicos (por exemplo, óxido de zinco ou dióxido de titânio) em vez de filtros químicos, que podem ser mais irritantes para algumas pessoas. Embora a literatura médica fornecida não aborde diretamente este aspecto, é conhecido que os protetores solares físicos, que são mencionados como tendo menos risco de causar dermatite de contato alérgica ou irritante, também podem ser menos propensos a causar irritação ocular”, explica a Dra. Débora Natal Moreira.

“Além de uma formulação sem componentes que irritam os olhos, eles foram oftalmologicamente testados. E por isso, não causam irritação nos olhos”, acrescenta a Dra. Paola Pomerantzeff.

Continua após a publicidade

Por fim, a Dra. Paola reforça que não adianta deixar de aplicar o protetor solar para evitar a ardência nos olhos: o mais correto é buscar um produto mais adequado a cada caso. “A região da área dos olhos tem a pele mais fina do corpo/face todo. Ela tem apenas 0,5mm de espessura, o que a torna mais vulnerável a agressões externas. Por isso, os produtos usados nessa região costumam ser mais suaves e livres de ingredientes agressivos. Sendo essa pele tão delicada, é essencial o uso de protetor solar nessa região! Nas pálpebras superiores e inferiores”, finaliza a dermatologista.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui,
no nosso canal no WhatsApp

 

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/beleza/protetores-solares-mais-confortaveis-por-que-os-produtos-que-nao-ardem-os-olhos-estao-em-alta/

As principais novidades de beleza e bem-estar que marcaram janeiro/2026

As marcas de beleza e bem-estar começaram 2026 com tudo! Logo em janeiro, diversos lançamentos chegaram ao mercado para “dar um gostinho” do que promete se tornar tendência ao longo do ano.

Em meio a tantas novidades, Boa Forma fez uma curadoria dos destaques do mês que merecem estar no seu radar.

Nossa lista envolve produtos de diferentes categorias — skincare, maquiagem, cuidados com o cabelo, fragrâncias, bebidas funcionais e até mesmo itens para melhorar a qualidade do sono. Confira a seleção completa a seguir:

As principais novidades de beleza e bem-estar que marcaram janeiro/2026

Loção Facial Hidratante com Ácido Hialurônico Cetaphil

Loção Facial Hidratante com Ácido Hialurônico Cetaphil

Sabrina Sato estrela o seu primeiro dermocosmético em parceria com Cetaphil®. A nova Loção Facial Hidratante com Ácido Hialurônico, chega para inovar a rotina de cuidados pessoais, garantindo rápida absorção, textura ultraleve e hidratação intensa.

Sua formulação reúne a tecnologia exclusiva Hyacare® 50, que possui pequenas partículas de ácido hialurônico que penetram nas camadas mais profundas da pele.

“Minha parceria com a marca já dura mais de cinco anos, mas começou muito antes disso, quando eu ainda era apenas consumidora. Sempre confiei nos produtos e, por essa razão, quis participar ativamente do desenvolvimento de um hidratante que realmente funcionasse para a pele dos brasileiros que enfrentam calor, transpiração, maquiagem e uma rotina intensa. Eu queria algo leve, eficiente e fácil de levar para qualquer lugar, um verdadeiro coringa para o dia a dia. Essa loção entrega exatamente tudo isso”, diz Sabrina Sato, que segue a todo vapor nos ensaios para o Carnaval.

Novos Protetores Solares 2025/2026 Cenoura & Bronze

Cenoura e Bronze Novos protetores solares faciais e corporais

Cenoura & Bronze, marca que faz parte do portfólio da Coty, traz sua nova geração de protetores solares corporais e faciais para o verão 2025/2026.

Continua após a publicidade

As novas fórmulas são veganas e agora contam com a certificação Cruelty Free International (CFI). Também têm textura ultraleve e são resistentes à água e de rápida absorção.

“Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre o impacto de suas escolhas e esperam o mesmo das marcas que consomem. Cenoura & Bronze escutou essas demandas e as traduziu em inovação: fórmulas veganas, embalagens sustentáveis e uma comunicação que valoriza o bem-estar e a conexão com o sol de forma segura. Essa é a nossa forma de evoluir junto com quem confia na marca há mais de 45 verões”, comenta Regiane Bueno, VP de Marketing Coty Brasil & Latam.

Os lançamentos combinam ativos de cenoura e vitamina E, fortalecendo a barreira cutânea e evitando o envelhecimento precoce. A marca ainda lança o bronzeador fluido com cor em spray (nas versões FPS 15 e FPS 6).

Amplexe Shampoo 5 em 1 com Vitamina C Estável Ada Tina Italy

amplexe shampoo vitamina C

A Ada Tina Italy apresenta o Amplexe Vitamin C Shampoo 5 em 1, o primeiro shampoo com Vitamina C estável. O lançamento traz resultados como purificação, detoxicação, hidratação, equilíbrio do pH e ação antioxidante.

Continua após a publicidade

“A estabilidade da Vitamina C sempre foi um desafio em formulações capilares. Por isso, desenvolvemos a tecnologia Exbiol C, que mantém a integridade e o poder antioxidante da molécula, garantindo ação eficaz contra o estresse oxidativo e estimulando a vitalidade do couro cabeludo”, fala o farmacêutico Dr. Maurizio Pupo, especialista em cosmetologia e CEO da Ada Tina.

Além da Vitamina C estável, o produto possui outros ativos dermatológicos, entre eles, Zinco PCA, niacinamida, pantenol e ácido málico.

Mango À Gogo Eau de Parfum LENVIE

Mango À Gogo LENVIE

A LENVIE lança o Eau de Parfum Mango À Gogo, que celebra a vitalidade tropical por meio de uma leitura sofisticada, sensorial e atual. Criado pelo perfumista Isaac Sinclair, Mango À Gogo se inspira em atmosferas solares, tropicais e acolhedoras.

Com concentração de Eau de Parfum entre 15% e 22%, a fragrância apresenta alta performance, com duração médica de 8 a 10 horas na pele

Moroccanoil Body

Moroccanoil Body

A Moroccanoil, marca consolidada no mercado de tratamento capilar, apresenta sua nova coleção de bodycare, com venda exclusiva nas lojas físicas e e-commerce da Sephora.

Continua após a publicidade

Moroccanoil Body conta com composições ricas em óleo de argan, manteiga de karité, óleo de oliva e vitamina E, com o objetivo de oferecer hidratação e nutrição profundas.

Ao todo são 12 produtos, entre eles, gel de banho, sabonete líquido, esfoliante corporal, creme para mãos, loção corporal, sérum e óleos hidratantes.

SoftBar Bendu

linha SoftBar Bendu

A Bendu, marca de snacks funcionais criada em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, lança a linha SoftBar, a primeira barra prensada do mundo.

A novidade não envolve o uso de gomas ou xaropes, além de ser zero lactose, zero glúten e zero adição de açúcares. Cada unidade conta com 12g de proteína.

Com uma textura suave que traz uma mastigação fácil, a SoftBar chega ao mercado em quatro sabores: Chocolate Belga, Dark Chocolate, Cookies e Leite em Pó.

Continua após a publicidade

“A ideia foi criar uma barra que realmente fizesse parte da rotina. Trabalhamos muito a textura e o sabor para chegar a um produto agradável de comer, com ingredientes reconhecíveis e uma composição simples”, explica Marcelo Augusto Martins de Azevedo Souza, fundador e CEO da Bendu.
SoftBar, uma barra proteica de textura macia que marca uma inflexão no mercado de snacks saudáveis ao unir nutrição, sabor real e experiência sensorial.

Kylie Cosmetics Hybrid Blush

Kylie Cosmetics Hybrid Blush

Disponível em oito cores, o Hybrid Blush, de Kylie Cosmetics, une textura de pó e creme em uma única fórmula. Ele oferece acabamento matte natural, alta pigmentação e até 12 horas de duração.

Brasil CK Hair & Body Perfume Mists

Brasil CK Hair & Body Perfume Mists

A Calvin Klein Fragrances expande o seu portfólio no Brasil com o lançamentos do CK Hair & Body expande seu portfólio no Brasil com o lançamento dos CK Hair & Body Perfume Mists. A linha é formada por quatro body splashes com diferentes fragrâncias e está sendo vendida com exclusividade na Sephora Brasil.

Continua após a publicidade

Escova Rotativa Bivolt PER02 1300W Philco

Escova Rotativa

A Philco apresenta a Escova Rotativa PER02 Bivolt, que pode ser a ferramenta que você precisava para obter resultados de salão sem sair de casa.

Com potência robusta de 1300W, o modelo se destaca pela eficiência secar e modelar os fios de maneira rápida e prática. O aparelho é equipado com a tecnologia Ion Tourmaline, que libera íons negativos que selam as cutículas capilares e ajudam a reduzir o frizz e o aspecto ressecado.

Ela ainda conta com um conceito 2 em 1: a cabeça da escova é removível, permitindo que o corpo do aparelho também seja usado como um secador de cabelos convencional.

O dispositivo possui duplo sentido de rotação, 2 velocidades, 2 temperaturas, jato de ar frio, luz indicadora de funcionamento e anel para pendurar. Além disso, tem um cordão giratório de 1,80 metros, que facilita a utilização no dia a dia.

Juice Protein Moving

Juice Protein Moving

A Moving anuncia o lançamento do Juice Protein, que chega ao mercado como o primeiro suco proteico prebiótico do Brasil. Com 15g por porção e probióticos, a bebida está disponível em três sabores: laranja, maçã e uva.

Os prebióticos contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal e para a saúde digestiva, enquanto a proteína favorece para saciedade e a recuperação muscular.

“Percebemos que muita gente queria algo entre o refrigerante e o shake de whey, uma bebida leve e gostosa, que entregasse proteína e funcionalidade de verdade. Com o lançamento do Juice Protein colocamos na gôndola uma opção que conversa com a rotina real: vai bem no pós-treino, mas também no escritório, na faculdade ou no meio da tarde, sem culpa e com benefício claro para o corpo”, comenta Fernando Gorayeb, cofundador e co-CEO da Moving.

Protetor Solar Antioleosidade e Antiacne Pink Cheeks

Protetor Solar Antioleosidade e Antiacne Pink Cheeks

A PINK CHEEKS lança o Protetor Solar Facial Antioleosidade e Antiacne FPS 99 e FPUVA 45. O produto oferece alta proteção solar, efeito matte e benefícios reais ao skincare, como controle da produção de sebo por até 12h e ação antiacne. O formato em bastão torna a aplicação mais prática e fácil.

O lançamento tem toque seco e não fica pegajoso no rosto, mantendo a pele confortável mesmo em rotinas intensas, como a prática de esportes sob sol, suor e água.

Travesseiro Comfort Hoomy

Hoomy travesseiro comfort

A Hoomy apresenta o Travesseiro Comfort, uma evolução natural que amplia o portfólio e pode virar sua grande aliada para uma boa noite de sono. A novidade combina camadas de microfibra com uma estrutura internada pensada para responder ao peso e ao formato da cabeça e do pescoço, possibilitando ajustes ao longo do tempo.

Indicado especialmente para quem dorme de lado ou de costas, o Travesseiro Comfort é ideal para personalizar o nível de suporte conforme a necessidade.

“O Travesseiro Comfort nasce da compreensão de que cada pessoa dorme de um jeito. Nosso objetivo nunca foi criar um produto único para todos, mas desenvolver propostas claras e complementares, que respeitem diferentes estilos de sono e ampliem a experiência de conforto no dia a dia”, afirma Rafael Salomão, CEO e co-fundador da Hoomy.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui,
no nosso canal no WhatsApp

 

 

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/equilibrio/novidades-beleza-bem-estar-janeiro-2026/

sexta-feira, 30 de janeiro de 2026

5 exercícios que ajudam a melhorar o condicionamento físico

A melhora do condicionamento físico está diretamente associada a um estilo de vida ativo. A falta de movimento pode levar à perda de força muscular, de resistência cardiovascular e a uma menor disposição no dia a dia.

Os exercícios regulares fazem parte da lista de cuidados indispensáveis para a longevidade e para o bem-estar, tanto do ponto de vista corporal quanto mental.

E, ao incluí-los na rotina, é fundamental garantir variedade — explorando diferentes capacidades físicas — e consistência, fator chave para alcançar bons resultados e preservá-los.

As modalidades aeróbicas se destacam quando o assunto é melhorar o condicionamento físico. Elas elevam os batimentos cardíacos e fazem você respirar de maneira mais profunda, favorecendo a eficiência do coração e do pulmão.

Mas a importância dos treinos de força não pode ser esquecida. Eles oferecem uma série de benefícios ao organismo, por exemplo, aumento de massa muscular, fortalecimento de ossos e articulações, estímulo do metabolismo, boa postura e mais resistência.

Aliados aos aeróbicos, a musculação desempenha um papel significativo no desenvolvimento de um condicionamento físico mais completo e equilibrado.

Por que melhorar o condicionamento físico?

Melhorar o condicionamento físico colabora para evitar doenças crônicas, lesões e dores, assim como favorece a autonomia, a funcionalidade, a mobilidade, a coordenação, a estabilidade e a flexibilidade.

Continua após a publicidade

Um corpo bem condicionado apresenta mais energia e um melhor desempenho nas tarefas do cotidiano, ficando mais protegido contra a sensação de cansaço excessivo e sobrecargas.

Além disso, vale destacar que melhorar o condicionamento físico impacta positivamente a parte mental. As principais vantagens são: alívio do estresse e da ansiedade, controle de sintomas depressivos, qualidade do sono e prevenção do declínio cognitivo.

Em um estudo de 2019, adultos de meia-idade e mais velhos que participaram de 12 semanas de treinamento intenso de resistência apresentaram melhora no desempenho da memória verbal atrasada quando comparados ao grupo de controle, que não se exercitou.

5 exercícios que ajudam a melhorar o condicionamento físico

1

Corrida ou caminhada rápida

A corrida é um exercício completo que trabalha resistência e força.

Continua após a publicidade

“A resposta química do corpo ao estresse fisiológico do exercício são adaptações no sistema respiratório, cardíaco, músculo esquelético e sistema nervoso central. Um estudo da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos, indicou que o corpo humano apresenta fortalecimento do sistema respiratório após 18 semanas de prática constante de corrida”, afirma Yago Fernandes, endocrinologista e especialista no segmento de emagrecimento e hipertrofia.

A caminhada rápida também favorece o sistema cardiovascular, ajudando a prevenir problemas como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão.

2

Agachamentos

O agachamento é um movimento muito completo que trabalha a maioria dos músculos do corpo, entre eles, glúteo máximo, mínimo e médio, quadríceps (frente da coxa), isquiotibiais (posteriores da coxa), adutor, flexores do quadril e panturrilhas.

Músculos centrais, como reto abdominal, oblíquos, transverso do abdome e eretores da espinha, também são ativados durante o exercício.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o agachamento pode ser realizado apenas com o peso do próprio corpo. No entanto, equipamentos como halteres, barras, kettlebells e faixas de resistência podem ser adicionados ao movimento para aumentar a intensidade e potencializar os resultados.

3

Pular corda

Pular corda consiste em uma atividade que você pode fazer em praticamente qualquer lugar, o que faz dela uma ótima opção para quem tem uma rotina corrida.

4

Natação

A natação é um esporte completo. A modalidade trabalha o condicionamento cardiorrespiratório, fortalecimento muscular dos membros superiores, tronco e membros inferiores, favorecendo o corpo todo.

Continua após a publicidade
5

Burpees

O burpee é um exercício intenso que envolve uma sequência de movimentos como agachamento, flexão de braços e salto. Ele exige muito equilíbrio e flexibilidade durante sua execução.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/movimento/exercicios-para-condicionamento-fisico/

Do estresse ao bem-estar: o papel do exercício físico contra o burnout

O ritmo acelerado do dia a dia, a pressão constante por resultados e a dificuldade de desconexão têm contribuído para o avanço da síndrome de burnout, caracterizada por exaustão física e emocional, queda de desempenho e sensação de esvaziamento.

Segundo Cacá Ferreira, Gerente Técnico Corporativo da Cia Athletica, a atividade física exerce um papel fundamental nesse processo ao atuar diretamente na regulação do estresse e no equilíbrio emocional, sendo uma aliada importante tanto na prevenção quanto na recuperação do quadro.

De acordo com o especialista, o exercício estimula a liberação de neurotransmissores como endorfina, dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar, além de contribuir para a redução do cortisol, hormônio associado ao estresse crônico.

Por que me sinto feliz depois de treinar?

“O movimento ajuda a reorganizar o corpo e a mente, melhora a qualidade do sono e devolve energia e clareza mental a pessoas que se sentem esgotadas”, explica Cacá Ferreira.

Quando o assunto é por onde começar, Cacá destaca que atividades de intensidade leve a moderada costumam ser as mais indicadas. Caminhadas, treinos de força com cargas ajustadas, aulas coletivas, exercícios funcionais, práticas como yoga e alongamento são opções que ajudam a aliviar a tensão, melhorar a consciência corporal e promover sensação de controle e relaxamento. “O ideal é respeitar o momento de cada pessoa e entender o exercício como uma ferramenta de cuidado, não de cobrança”, reforça o gerente técnico.

Mais do que desempenho físico ou estética, a prática regular de exercícios deve ser encarada como uma estratégia de autocuidado e qualidade de vida. Com orientação profissional e constância, o treino pode se tornar um aliado importante na recuperação do equilíbrio emocional, ajudando a reduzir os impactos do burnout e a construir uma rotina mais saudável e sustentável.

Continua após a publicidade

5 dicas práticas para controlar o estresse em 2026 e melhorar sua saúde mental

O gerenciamento do estresse costuma ser um desafio para muitas pessoas, uma vez que ele está intimamente ligado às cobranças profissionais, ao excesso de estímulos, às expectativas alheias e à dificuldade de desacelerar.

Se um dos seus objetivos para 2026 é tentar ao máximo cuidar melhor de si, vale a pena dar uma atenção especial ao tratamento do estresse, por mais difícil que isso possa parecer.

“Ter o seu estresse regulado não deve ser visto apenas como uma meta muito distante. É necessário manter um treino diário que reorganiza o cérebro, o desacelera e reduz a sobrecarga emocional”, afirma Leninha Wagnes, neuropsicológa.

De acordo com a especialista, existem algumas práticas que você pode incluir no dia a dia de forma simples que podem fazer toda a diferença para o controle do estresse e a melhora da saúde mental.

A seguir, Wagnes lista cinco dicas que podem contribuir positivamente para o alívio das tensões da rotina. Confira:

Continua após a publicidade

1. Defina limites claros no trabalho e na vida pessoal

Determine horários para responder mensagens, estabeleça pausas e separe ambiente de trabalho e vida pessoal. Essas atitudes ajudam a diminuir a ativação constante do sistema de alerta do cérebro, reduzindo sintomas de ansiedade e o estresse.

“O cérebro precisa entender que existe tempo de parar. Sem isso, ele permanece sempre em modo de sobrevivência.”

2. Pratique respirações profundas 

As técnicas de respiração desempenham um papel significativo no alívio do estresse, trazendo uma sensação praticamente imediata de relaxamento e de conexão com o próprio corpo. A respiração diafragmática e o ciclo 4-6 são bastantes indicadas.

3. Exercite-se

Caminhadas rápidas ou até mesmo alongamentos ao longo do dia podem proporcionar uma melhora no humor e uma redução nos níveis de cortisol (conhecido como “hormônio do estresse”).

A prática regular de atividades físicas favorece a liberação de neurotransmissores associados ao bem-estar e à estabilidade emocional, como a serotonina e a dopamina.

Continua após a publicidade

4. Reduza excessos digitais

O excesso de notícias, telas e estímulos constantes mantém o cérebro em estado de vigilância. Então, filtre os conteúdos consumidos, estabeleça períodos offline e evite ficar navegando nas redes sociais (principalmente antes de dormir).

5. Estabeleça rituais de descanso

Encontre momentos no seu dia a dia para se dedicar a algo que você goste e que te traga uma sensação de leveza.

Algumas ideias são: meditar, escutar uma música mais relaxante, ler ou simplesmente ficar uns minutos em silêncio. Essas práticas sinalizam ao cérebro que é hora de descansar.

“O descanso mental precisa ser algo bem intencional, não apenas um momento meramente acidental. Ele reorganiza emoções e prepara o corpo para lidar melhor com o dia seguinte”, reforça a Dra. Leninha Wagner.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/equilibrio/do-estresse-ao-bem-estar-o-papel-do-exercicio-fisico-contra-o-burnout/

Lombalgia: como atividades físicas sem orientação e rotina intensa aumento casos da condição

A dor lombar crônica, já reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como a principal causa de incapacidade no mundo, afeta mais de 619 milhões de pessoas e pode alcançar 843 milhões até 2050. O cenário reforça a preocupação com fatores de risco como o sedentarismo, sobrecarga física e alterações na composição muscular.
Um estudo publicado na revista The Lancet Regional Health – Europe indica que o acúmulo de gordura entre os músculos também pode estar associado ao avanço da lombalgia, ampliando a necessidade de cuidados desde a infância.
Com o verão e as promessas de ano novo, o ortopedista Marcelo Ruck, da Santa Casa de Mauá, observa um aumento na procura por atendimento relacionado a dores na região lombar. Entre alguns dos fatores que favorecem o surgimento do problema estão as viagens mais longas, atividades físicas intensas e mudanças bruscas na rotina. “O corpo é mais exigido nessa época e  muitas vezes sem o preparo adequado. Esforços repentinos, posturas incorretas e excesso de carga formam uma combinação perigosa para a coluna”, explica.
A lombalgia é caracterizada pela dor na parte inferior das costas e pode atingir pessoas de todas as idades, variando de um desconforto até quadros incapacitantes. São comuns casos associados à prática de esportes sem aquecimento prévio, caminhadas prolongadas, transporte inadequado de malas ou peso, além de longos períodos sentados em posições desconfortáveis. A desidratação também reduz a resistência muscular.

Por que me sinto feliz depois de treinar?

Continua após a publicidade
O alerta, no entanto, não se restringe aos adultos. Com a proximidade do retorno às aulas, outro fator merece atenção: o peso excessivo das mochilas escolares. Crianças e adolescentes que carregam materiais acima do recomendado podem desenvolver dores precoces na coluna, alterações posturais e sobrecarga lombar. O uso diário de mochilas muito pesadas, quando carregadas de forma inadequada, pode gerar impactos importantes na saúde da coluna ainda em fase de desenvolvimento. A recomendação é que o peso da mochila não ultrapasse 10% do peso corporal da criança e que o uso seja feito com as duas alças ajustadas corretamente.
Os sintomas da lombalgia variam desde rigidez e dor localizada até episódios mais intensos, com espasmos musculares ou irradiação para os membros inferiores. Situações em que a dor persiste por vários dias, retornando com frequência ou acompanhada de formigamento, perda de força ou alterações na marcha exigem avaliação médica imediata.
O diagnóstico é baseado em avaliação clínica detalhada e exame físico criterioso. Os exames de imagem, como radiografias ou ressonância magnética, são solicitados quando há suspeita de alterações estruturais ou quando o paciente não responde ao tratamento inicial. A abordagem terapêutica é individualizada e, na maioria dos casos, envolve medicação, fisioterapia focada no fortalecimento muscular, reeducação postural e alongamentos. Em quadros mais complexos, tratamentos intervencionistas ou cirúrgicos podem ser indicados.

Fortaleça sua lombar: 5 exercícios que fazem a diferença na performance

1. Extensão lombar no solo

Deite-se de bruços, com as mãos apoiadas atrás da cabeça. Inspire e, ao expirar, eleve o tronco levemente, mantendo o olhar voltado para o chão. Esse exercício ativa os eretores da espinha, responsáveis por estabilizar a coluna, e ajuda a desenvolver resistência muscular sem sobrecarregar as articulações.

Continua após a publicidade

2. Prancha super-homem

De bruços, estenda os braços à frente e eleve, ao mesmo tempo, os braços e as pernas. Segure por alguns segundos antes de retornar. O movimento trabalha toda a cadeia posterior (incluindo lombar, glúteos e isquiotibiais) e melhora a coordenação e o equilíbrio muscular.

3. Ponte

Deitada(o) de costas, flexione os joelhos e apoie os pés no chão. Eleve o quadril até que o tronco forme uma linha reta dos ombros aos joelhos, contraindo glúteos e lombar. A ponte é eficaz para estabilizar o core e reduzir sobrecargas na parte inferior das costas. Pode ser intensificada com o uso de peso sobre o quadril.

4. Stiff

Com os joelhos levemente flexionados e a coluna neutra, incline o tronco à frente segurando halteres ou barra. Além de fortalecer a lombar, o movimento ativa os músculos posteriores de coxa e glúteos. A execução deve ser controlada, evitando que as costas se curvem, o que pode causar lesões.

5. Prancha tradicional

Em posição de apoio, mantenha o corpo alinhado e o abdômen contraído. A prancha é um dos exercícios mais eficazes para treinar os músculos estabilizadores da lombar, além de trabalhar abdômen, ombros e quadris.

Movimento consciente e rotina equilibrada

“Atividades como hidroginástica, pilates e musculação podem ser grandes aliadas na recuperação e no fortalecimento da região lombar”, explica a fisioterapeuta Giselle Dobrões, especialista em Pilates e sócia-fundadora da Vita Flex (MG). Segundo a fisioterapeuta, o segredo está na constância e na execução correta dos exercícios, que devem sempre respeitar o limite individual.

Continua após a publicidade

Fortalecer a lombar não é apenas uma questão estética, mas de funcionalidade. Quando essa musculatura está fortalecida, o corpo se torna mais estável, o risco de lesões diminui e os treinos ganham em qualidade e desempenho. Cuidar dessa região é investir em longevidade e movimento.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui,
no nosso canal no WhatsApp

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/equilibrio/lombalgia-como-atividades-fisicas-sem-orientacao-e-rotina-intensa-aumento-casos-da-condicao/

Musculação pode dar estrias?

A musculação pode contribuir para o surgimento de estrias, especialmente quando o ganho de massa muscular ocorre de forma rápida e intensa.

O crescimento volumoso dos músculos pode causar um estiramento acelerado da pele, superando sua capacidade de adaptação, o que rompe as fibras dérmicas e leva à formação das estrias.

As regiões mais comumente afetadas incluem ombros, braços, peitoral e coxas. Fatores genéticos, hormonais, idade e hidratação cutânea também influenciam o risco de desenvolvimento dessas lesões.

Cuidados para evitar o surgimento de estrias

Para evitar o surgimento de estrias devido à prática de musculação, é fundamental garantir que a modalidade traga um fortalecimento gradual dos músculos, sem aumentos bruscos de carga e exageros no volume dos treinos.

Hidratantes formulados com ativos como ácido hialurônico e pantenol são indicados para a prevenção de estrias.

Continua após a publicidade

Além disso, é importante adotar uma alimentação nutritiva e balanceada, beber bastante água, utilizar hidratantes na pele e respeitar o tempo de descanso entre as sessões de musculação.

Respondido por:

Thiago Martins, biomédico mineiro mestre em Medicina Estética e professor universitário

 

 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Continua após a publicidade

 

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/musculacao-pode-dar-estrias/

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

5 exercícios aeróbicos para fazer em casa

É verdade que os treinos de força são importantes para preservar a saúde do nosso corpo. Mas não se engane: os exercícios aeróbicos também desempenham um papel fundamental nesse cuidado. E você pode incluí-los no dia a dia de um jeito prático, sem sair do conforto da sua casa.

“Exercícios aeróbicos são atividades que utilizam o oxigênio como principal fonte de energia”, explica Anderson Pontes, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões.

Quando realizada de maneira regular, a prática aeróbica faz muito bem para a parte física. Mas seus benefícios também se estendem para o aspecto mental.

“Essas atividades garantem uma melhora do humor, ajudam no combate ao estresse e à ansiedade e colaboram para o aumento da disposição”, afirma.

Além das esteiras e bicicletas ergométricas — aparelhos clássicos da academia —, existem diversas opções de exercícios aeróbicos que não exigem equipamentos sofisticados e que, mesmo assim, oferecem bons resultados para o condicionamento físico e o sistema cardiovascular.

A seguir, Boa Forma separou cinco exercícios aeróbicos para fazer em casa e aproveitar as vantagens que a modalidade pode oferecer ao bem-estar. Veja:

5 exercícios aeróbicos para fazer em casa

1. Polichinelo

O polichinelo consiste em um movimento pliométrico que utiliza o peso do próprio corpo (calistenia). É um exercício que pode ser feito facilmente em qualquer lugar.

Continua após a publicidade

Um estudo de 2017 conduzido por cientistas da unidade de pesquisa de Ciências do Esporte e Exercício da Universidade de Palermo, Itália, mostrou que movimentos de calistenia contribui para a postura, a força e a composição corporal sem exigir a utilização de grandes equipamentos.

Apesar de trabalhar principalmente pernas, ombros e abdome, o polichinelo ativa diversos músculos ao mesmo tempo, e seus benefícios incluem queima calórica, melhora da saúde dos ossos, ganho de força e aumento da resistência física.

5 exercícios sem equipamento que elevam o gasto energético

2. Burpee

O burpee é um exercício intenso que envolve uma sequência de movimentos como agachamento, flexão de braços e salto. Ele exige muito equilíbrio e flexibilidade durante sua execução.

3. Dança

Um estudo publicado no American Journal of Preventive Medicine mostrou que tanto a dança de intensidade moderada quanto a caminhada de intensidade moderada foram associadas a um menor risco de morte por doença cardíaca, mas a primeira teve um efeito protetor ainda maior.

Continua após a publicidade

A prática utiliza a maioria dos músculos do corpo, mas especialmente o abdômen, os isquiotibiais, quadríceps, glúteos e panturrilhas.

Dançar ajuda a melhorar a ansiedade?

4. Corrida estacionária

A corrida estacionária pode ser uma boa opção para quem treina em casa ou tem pouco tempo. No entanto, por envolver impacto repetido, é preciso atenção.

Um estudo publicado no Journal of Biomechanics, aponta que o impacto articular pode ser semelhante ao da corrida tradicional quando o exercício é feito de forma intensa. Por isso, pessoas com dores nos joelhos, tornozelos ou quadril devem optar por versões adaptadas, como marcha acelerada no lugar.

5. Pular corda

Pular corda consiste em uma atividade que você pode fazer em praticamente qualquer lugar, o que faz dela uma ótima opção para quem tem uma rotina corrida.

Continua após a publicidade

Além de ser acessível, a prática conta com outras vantagens, incluindo a melhora do equilíbrio, da coordenação motora e do condicionamento físico.

Como pular corda do jeito certo?

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

 

 

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/movimento/exercicios-aerobicos-para-fazer-em-casa/

Verão e vitaminas: quais seu corpo mais precisa na estação mais quente do ano?

verão é a estação mais alegre do ano: os dias são mais longos, as crianças estão de férias e os encontros com amigos se multiplicam, especialmente em praias e parques. No entanto, a alimentação pode ficar desorganizada por causa de beliscos, sorvetes e bebidas com ou sem álcool, por isso cuidar da nutrição é fundamental.

Talía Pinto León, nutricionista e membro do Conselho Consultivo de Nutrição da Herbalife, destaca que “as vitaminas A, C, D e E desempenham um papel fundamental durante essa estação, pois ajudam a proteger a pele e a fortalecer o sistema imunológico”.

Vitaminas essenciais e como incluí-las na alimentação

  • Vitamina A: Participa da renovação normal das células da pele danificadas pelo sol, protege a saúde ocular e contribui para a prevenção de infecções. Pode ser encontrada em alimentos de cor amarela e laranja, como cenoura, manga, abóbora e damasco, além de verduras verdes como brócolis e acelga.
  • Vitamina C: Esse potente antioxidante ajuda a proteger a pele dos danos causados pelo sol e a apoiar o sistema imunológico. Está presente em frutas cítricas como laranja, tangerina, limão, toranja, aguaymanto e camu-camu.
  • Vitamina E: É um antioxidante que contribui para a proteção das células contra o dano oxidativo e para a saúde cardiovascular. É encontrada em oleaginosas como nozes, pecãs e castanhas, sementes de girassol e abóbora, além de óleos vegetais como o de oliva e o de girassol.

“Consumir alimentos ricos nessas vitaminas durante o verão não apenas contribui para cuidar da pele e fortalecer o sistema imunológico, como também ajuda a manter níveis elevados de energia para aproveitar as atividades ao ar livre”, conclui Talía.

Hidratação criativa: 5 alternativas refrescantes para quem não gosta de água

De acordo com Daniel Magnoni, nutrólogo da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, a hidratação adequada impacta diretamente a função cerebral e cognitiva, melhorando a concentração, a memória e o humor. A desidratação leve, por sua vez, pode levar a cansaço e dores de cabeça. Por isso, Daniel Magnoni aponta cinco opções de bebidas para melhorar a hidratação se você não gosta de beber água.

1

Água saborizada

É a forma mais próxima da água, mas com o benefício de sabor, aroma e zero calorias. Para preparar, adicione fatias de limão, pepino e hortelã ou laranja e gengibre à água e deixe na geladeira por algumas horas.

2
Continua após a publicidade

Chá verde gelado

A bebida é fonte de antioxidantes e pode dar um leve boost de energia. O preparo é simples: coloque a água para aquecer até que quase ferva (cerca de 80ºC), ou quando começar a formar pequenas bolhas no fundo da chaleira. 

“Desligue o fogo antes de ferver completamente e adicione as folhas (ou sachês) de chá verde e tampe o recipiente. Deixe em infusão por três a cinco minutos e não exceda esse tempo para garantir que o chá não fique amargo. Em seguida, retire as folhas ou os sachês”, ensina ele.

Continua após a publicidade

Deixe o chá esfriar até a temperatura ambiente. Se desejar adoçar, é mais fácil fazer isso enquanto ainda está quente ou morno (pode-se usar um xarope ou mel). Leve à geladeira para gelar completamente, cerca de uma a duas horas, ou sirva imediatamente em um copo alto cheio de gelo. Também pode-se adicionar algumas gotas de limão ou fatias de pêssego.

3

Água de coco

Refrescante e rica em eletrólitos (como potássio), o que a torna ideal para repor líquidos, especialmente após exercícios. “Beba diretamente da fruta ou da caixa, certificando-se de que é a versão integral e sem adição de açúcares”, ressalta o especialista.

4

Suco de limão

Baixo em calorias e rico em Vitamina C, o sabor ácido é ótimo para quebrar a monotonia da água. Para a receita, esprema meio limão em 500ml de água fria. Se precisar, use um substituto de açúcar natural (como stevia ou eritritol) com moderação.

5
Continua após a publicidade

Água com gás com frutas

A efervescência dá uma sensação diferente na boca, parecida com refrigerante, mas sem os açúcares ou aditivos. “Para preparar, misture água com gás com um pouco de suco de laranja natural (pode ser limão ou tangerina) ou purê de framboesa, também pode ser de qualquer outra fruta refrescante como abacaxi, morango, amora, etc. Adicione gelo e um raminho de hortelã”, comenta o nutrólogo.

Magnoni ressalta que a desidratação, ou seja, a falta de água no corpo, compromete diversas funções essenciais. “Manifestando-se através de sintomas como fadiga, fraqueza muscular, dificuldade de concentração, queda no desempenho físico, prisão de ventre, boca e pele secas, a desidratação pode aumentar o risco de problemas mais sérios, como a formação de cálculos renais”, finaliza. 

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui,
no nosso canal no WhatsApp

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/alimentacao/verao-e-vitaminas-quais-seu-corpo-mais-precisa-na-estacao-mais-quente-do-ano/

6 exercícios que podem ser feitos utilizando o banco

O banco é um equipamento versátil que pode ser utilizado para a execução de muitos exercícios, permitindo trabalhar diferentes grupos muscu...