A prática de atividades físicas ao ar livre pode contribuir bastante para o bem-estar físico e mental. Ao aliar os exercícios ao contato com a natureza, é possível potencializar os efeitos positivos dos treinos.
Benefícios de treinar ao ar livre
De acordo com o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo, membro da Sociedade Internacional de Artroscopia, Cirurgia do Joelho e Medicina do Esporte, os principais benefícios de se exercitar ao ar livre incluem:
- possibilidades de terrenos variados, o que permite maior diversidade de ambientes e esportes;
- contato com a natureza, o que reduz o nível de estresse e permite maior contato com a luz natural;
- maior gasto calórico pelos diferentes tipos de terrenos;
- benefícios para a saúde mental, com redução da ansiedade, depressão e melhora do humor;
- maior motivação;
- maior chance de socialização, pela possibilidade de maior interação;
- acessibilidade e flexibilidade de horários;
- melhor estimulação sensorial.
Em ambientes externos, você pode praticar diferentes modalidades, desde esportes coletivos como vôlei ou basquete até exercícios de força e de cardio.
Os movimentos de cardio são ideais fortalecer o coração, melhorar o condicionamento físico, desenvolver mais resistência e queimar muitas calorias.
Geralmente, eles não exigem o uso de equipamentos sofisticados e se destacam quando o assunto é versatilidade e adaptação.
A seguir, Boa Forma separou cinco exercícios de cardio para fazer em um parque, na praça, na praia ou em outros lugares ao ar livre. Confira a lista:
5 exercícios de cardio para fazer ao ar livre
1. Caminhada ou corrida
Fazer uma caminhada ou uma corrida ao ar livre, especialmente em parques ou praias, pode fazer toda a diferença para quem quer movimentar o corpo e, ao mesmo tempo, se desconectar um pouco das telas e das preocupações do dia a dia.
Ter contato com a luz natural, com o ar fresco e com a paisagem ao redor pode impactar positivamente o alívio do estresse, a melhora do humor e a disposição.
Uma vantagem de caminhar ou correr ao ar livre é a presença das pequenas variações do terreno, como subidas, descidas e curvas, que ajudam a estimular ainda mais o corpo e a aumentar o gasto calórico.
2. Pular corda
Pular corda é um exercício simples, mas muito eficaz para a melhora do condicionamento físico. A prática trabalha principalmente pernas, braços e core (músculos estabilizadores do tronco).
Quando feita de maneira regular, a atividade garante inúmeros benefícios, entre eles, perda de peso, liberação de neurotransmissores associados ao prazer e à felicidade e desenvolvimento de coordenação motora.
3. Andar de bicicleta
Pedalar em parques ou na orla das praias traz aquela sensação maravilhosa de liberdade e de bem-estar, além de favorecer a parte cardiorrespiratória.
O ciclismo é uma ótima modalidade para queimar calorias, tonificar pernas, glúteos e core e melhorar a mobilidade articular.
“Considerada de baixo impacto, a modalidade favorece a capacidade cardiorrespiratória, diminuindo risco de doenças do coração e hipertensão, auxilia no controle do peso e promove um alto gasto energético”, fala o Thiago Ortis, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões, rede de funcionamento 24 horas.
4. Subida de escadas
Você pode encontrar alguns lances de escadas em lugares como parques, praças ou até em áreas externas de condomínios. Apenas cinco minutos subindo degraus pode ajudar a eliminar cerca de 50 calorias, contribuindo para a manutenção de um peso saudável.
Além disso, a atividade promove o condicionamento físico, o aumento da capacidade cardiovascular, tonifica as pernas e o bumbum, fortalece o core, desenvolve a resistência, aprimora o equilíbrio e a coordenação e colabora para a longevidade.
Subir escadas também pode minimizar o risco de osteoporose e fraturas no futuro, já que estimula a produção de massa óssea.
A prática é uma grande aliada para aliviar dores no joelho, pois fortalece os músculos ao redor dessa estrutura, o que, com o tempo, pode diminuir os impactos nas articulações.
5. Burpees
O burpee é um exercício predominantemente que envolve saltos, agachamentos e flexão de braços. Ele exige muita força de braços, pernas e abdômen.
source https://boaforma.abril.com.br/movimento/exercicios-cardio-ao-ar-livre/
Nenhum comentário:
Postar um comentário