A atividade física desempenha um papel fundamental no tratamento da endometriose. A prática, além de melhorar a circulação e a saúde geral, promove a liberação de endorfina, o que promove relaxamento, alívio de dores, redução do estresse muscular e melhora no bem-estar físico e mental.
No entanto, eu entendo que os sintomas da doença muitas vezes podem atrapalhar a execução dos exercícios. E, para lidar com isso, uma das orientações é tentar retomar os treinos aos poucos, com o suporte do tratamento hormonal, como anticoncepcionais ou medicamentos com progestagênio.
Para realizar o tratamento adequado da endometriose e melhorar a qualidade de vida, é indispensável contar com a orientação de um médico dermatologista.
Além de manter o corpo em movimento, é fundamental prestar bastante atenção na alimentação. Cafeína e derivados, por exemplo, são estimulantes e podem piorar as dores associadas à endometriose.
Nesses casos, o ideal é priorizar refeições leves e com boa digestibilidade, com proteínas de qualidade, muitas fibras, pouca gordura e alimentos que favoreçam o trânsito intestinal.
Prof° Dr. Ricardo Bruno, ginecologista e diretor médico da Exeltis
Conheça os produtos de Boa Forma e Sanavita para saúde da mulher clicando aqui
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/atividade-fisica-endometriose/
Nenhum comentário:
Postar um comentário