terça-feira, 30 de setembro de 2025

Dez Milhas Garoto: corrida, festa e superação no trajeto entre Vitória e Vila Velha

A 34ª edição da 10 Milhas Garoto, tradicional corrida que tem largada em Vitória, no Espírito Santo, e termina na fábrica da marca em Vila Velha é uma atração à parte. Não apenas pelo fim ser dentro de uma fábrica de chocolates, mas também pelo desafio da Terceira Ponte, que liga as duas cidades capixabas. 

 

Mas antes…

A convite da Nestlé, fui conferir de perto toda uma experiência: desde a visita a uma fazenda de cacau, onde conheci projetos da Garoto que destacam a sustentabilidade e incentivam produtores a seguirem diretrizes e usem 100% da fruta, tanto para matéria-prima para a fabricação de chocolates, quanto como fertilizante, por meio de sua casca. 

..
<span class="hidden">–</span>Nestlé/Divulgação

 

 

Também tive a oportunidade de ir até a fábrica, conhecer um pouco da história da marca e como o cacau é uma fruta que pode movimentar a economia do Brasil, assim como o café, por exemplo. 

E a experiência acabou nos eventos esportivos promovidos pela marca, para todas as idades, desde crianças, até cachorros! Sim, a Cachorrida bateu recorde de inscritos, com 850 tutores e seus pets – em 2024 foram 800 inscritos. 

Além disso, a Corrida Garotada também é uma atração à parte. Com largadas em ondas, adolescentes e crianças, entre 6 e 17 anos, faziam percursos de 200 metros a 1 milha (o que corresponde a 1,6km). Foram 2.900 crianças e adolescentes, que tinham torcidas organizadas pelas famílias. É um final de semana repleto de eventos esportivos que mobilizam Vitória, Vila Velha e outras cidades capixabas. 

Continua após a publicidade

10 Milhas Garoto… o desafio da Terceira Ponte 

A 10 Milhas Garoto é o último evento do final de semana e reuniu 17 mil pessoas que lotaram as ruas de Vitória, passando pela Terceira Ponte e chegando à fábrica da Garoto, em Vila Velha.    

São 16 quilômetros de muita festa. Já na largada, a torcida pelos cadeirantes, a elite feminina e masculina era grande, onde eu e mais corredores amadores torcíamos, quanto a população local que saiu às ruas para mostrar apoio a todos os atletas

O desafio mesmo é a Terceira Ponte. São cerca de 3,3 quilômetros de extensão, mas, dentro disso, praticamente metade é uma subida. Mas o visual lá de cima é incrível e não tem como não parar para registrar esse momento. 

.
<span class="hidden">–</span>./Divulgação

Ao finalizar a 10 Milhas Garoto, havia muita água para os atletas, kit lanche e, quem quisesse enfrentar uma fila, poderia gravar o tempo de prova na medalha. 

Continua após a publicidade

Algo muito positivo da prova foi a hidratação: no início da prova, nos Kms 3 e 6 e depois no km 10, porque esses 4 quilômetros era praticamente a ponte e não há como ter hidratação nela, por conta do espaço versus quantidade de pessoas que correm nela. 

.
<span class="hidden">–</span>Zoom Filmes/Premium/Yescom/Divulgação

Mas não pense que é apenas na ponte que há subida. Logo após a saída da Terceira Ponte, há uma alça de acesso a outra pequena ponte no percurso que também é uma subidinha – pequena, mas é uma subida! 

Um percurso bonito, uma prova bem organizada, que move o turismo local. É uma atração à parte, por incentivar o esporte para todas as idades. 

.
<span class="hidden">–</span>Davi Arduíno / Fotop/Divulgação
Continua após a publicidade

E esse incentivo também está dentro da fábrica: cerca de mil colaboradores participaram da prova, com premiações específicas para eles, além das premiações para os corredores de elite. Porque foi graças aos colaboradores que a corrida existe: em 1989 para comemorar os 60 anos da Chocolates Garoto, eles fizeram uma corrida para celebrar a data, que continuou no decorrer dos anos e hoje entrou para o calendário nacional de corridas. 

Resultados:

Feminino

  1. Nubia de Oliveira Silva – 57min27
  2. Desta Abera Demise – 57min28
  3. Emily Chebet – 57min29
  4. Amanda Aparecida de Oliveira – 57min30
  5. Viola Jelagat Kosgei – 57min31

Masculino

  1. Mark Kiptoo – 46min54
  2. Nicolas Kiptoo Kosgei – 46min59
  3. Dismas Nyabira Okioma – 48min27
  4. Yeneblo Biyazen Alehegn – 49min36
  5. Gleison da Silva Santos – 50min04
Continua após a publicidade

Cadeirantes

1- Leonardo De Melo – 40min33

Capixabas

  • Feminino – 1- Carolina Henrique Sardinha Silva – 1h08min12
  • Masculino – 1 – Marquézile Gabriel Piu – 56min06

Colaboradores

Continua após a publicidade
  • Feminino – 1 – Lioneide Souza Dos Santos Vasconcelos – 1h16min56
  • Masculino – 1 – Diogão Gaino De Moraes – 1h01min55

Curiosidades sobre os 3 eventos:

  • 1.200 pessoas na Organização
  • 216 mil garrafas de água
  • 21.000 lanches pós prova
  • 12 Ambulâncias/UTI
  • 80 Profissionais de saúde
  • 2.900 grades
  • 130 metros de arquibancada

 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/movimento/dez-milhas-garoto-2025/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Stiff com as pernas afastadas e juntas é a mesma coisa?

Um dos exercícios de inferiores mais famosos, o stiff trabalha de forma intensa os posteriores da coxa (isquiotibiais) e os glúteos. Além ...