A memória muscular é a capacidade do corpo de “lembrar” movimentos, adaptações e ganhos físicos mesmo após períodos de pausa. Ela acontece porque, além do condicionamento neuromuscular, as fibras musculares preservam núcleos celulares que facilitam a retomada.
Graças à memória muscular, quem já treinou no passado possui núcleos adicionais nas fibras musculares, facilitando a retomada da força, da massa e da mobilidade.
É importante destacar que a memória muscular não se perde totalmente. Mesmo após algumas semanas de inatividade, os núcleos das fibras permanecem, o que permite uma recuperação mais rápida ao retomar a prática. Mas é claro que ficar um tempo afastado dos treinos pode comprometer a performance e o desempenho.
Vale lembrar que alguns fatores influenciam bastante a questão da memória muscular, entre eles, genética, alimentação, níveis de estresse e estilo de vida no geral.
Francisco Kaiut, professor de yoga, quiroprata, terapeuta natural e criador do Método Kaiut Yoga
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/corpo-tem-memoria-muscular/
Nenhum comentário:
Postar um comentário