Manter o corpo ativo durante a gravidez oferece uma série de benefícios tanto para a mãe quanto para o bebê. Esse hábito contribui para o controle do ganho de peso, redução do risco de complicações e melhora da circulação sanguínea.
Além disso, fortalece a musculatura, diminui dores lombares, melhora o condicionamento físico e favorece a recuperação no pós-parto.
Do ponto de vista emocional, combate sintomas de ansiedade e depressão, melhorando o bem-estar e a qualidade de vida durante a espera do bebê.
Quais as melhores atividades físicas para fazer durante a gravidez?
Durante a gravidez, é importante optar por atividades que sejam de baixo impacto e que respeitem as mudanças fisiológicos do corpo da gestante.
Caminhadas, hidroginástica, natação, alongamentos, Pilates e yoga adaptado para gestantes são boas opções, colaborando para postura, respiração e flexibilidade. Em gestantes previamente ativas, a musculação leve e monitora pode ser mantida.
É fundamental que a atividade física seja adaptada ao nível de condicionamento físico de cada mulher e sempre respeitar os limites do corpo. Exercícios de alto impacto e modalidades com alto potencial de queda são totalmente desaconselhados.
Pode fazer atividades físicas até o fim da gravidez?
Na maioria dos casos, pode fazer atividades físicas até o fim da gravidez. Entretanto, é necessário contar com uma orientação médica e garantir que os exercícios sejam devidamente adaptados à fase gestacional. Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo obstetra.
É indispensável controlar a intensidade do treino, manter a hidratação adequada e respeitar os sinais de fadiga ou desconforto.
Além disso, o acompanhamento de um educador físico faz toda a diferença para proporcionar que os movimentos sejam executados de forma segura e eficiente.
Gisele Maciel, ginecologista e obstetra. Instagram: @giselemaciel.go
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/atividade-fisica-fim-da-gravidez/
Nenhum comentário:
Postar um comentário