sexta-feira, 5 de setembro de 2025

Quantos minutos de exercício por semana me tiram do sedentarismo?

Para ter mais qualidade de vida e saúde, você deve largar de vez o sedentarismo. A gente sabe: começar a praticar atividades físicas regularmente pode ser um tanto quanto desafiador para muitas pessoas, mas não precisa ser nada radical. O mais importante é criar consistência e dar os primeiros passos.

A falta de movimentação traz uma série de riscos à saúde do nosso corpo, trazendo prejuízos que vão além da parte física.

“O corpo humano foi feito para se movimentar. A inatividade prolongada pode levar a dores musculares, problemas cardiovasculares e dificuldades metabólicas, além de impactar o bem-estar mental“, explica a Dra. Elizabeth Takitani, cardiologista do Hospital Nipo-Brasileiro (HNipo).

“Não é preciso passar horas na academia. Exercícios simples e consistentes já fazem uma grande diferença”, reforça a especialista.

Quantas vezes por semana preciso praticar atividade física para não ser mais considerado sedentário?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), para um adulto não ser considerado mais sedentário, é necessário fazer entre 150 e 300 minutos de exercícios moderados ou entre 75 e 150 minutos de atividades físicas intensas por semana.

No entanto, ultrapassar esses níveis ajuda a potencializar os efeitos positivos de um estilo de vida ativo ao organismo, contribuindo ainda mais para a sua longevidade.

Mas atenção: antes de começar qualquer modalidade, é fundamental procurar uma avaliação médica. O check-up deve incluir exames cardiológicos e de sangue para identificar condições pré-existentes que precisem ser controladas e tratadas adequadamente.

Continua após a publicidade

Dicas práticas para largar o sedentarismo

1. Faça pouco regularmente

Inicialmente, comece realizando de 3 a 4 sessões curtas por semana, de 30 a 40 minutos cada, sempre adaptando os exercícios à sua condição física. Aumente gradualmente a intensidade quando perceber que a execução da atividade está fácil.

“Quem nunca treinou força deve começar com exercícios leves de fortalecimento muscular, que podem ser realizados com o próprio peso corporal, e atividades cardiovasculares, como caminhada, bicicleta ou natação, de acordo com as condições físicas e as preferências individuais”, orienta o Carlos Alberto Ulloa, especialista em Medicina do Esporte e Atividade Física e membro do Conselho para Assuntos de Nutrição da Herbalife.

Vale destacar que o progresso nos treinos é individualizado e pode variar de acordo com diversos fatores. Cada organismo responde de forma diferente aos estímulos gerados pelos exercícios. Respeite os seus limites!

2. Torne um hábito

A constância é o segredo para colher os benefícios da prática de atividades físicas à saúde. “Exercícios intensos concentrados em apenas dois dias não são tão eficazes quanto uma rotina regular”, afirma Ulloa.

Encontre o melhor horário para encaixar a prática de atividades físicas na rotina. Se o exercício te estimula, pode ser uma boa ideia treinar pela manhã para ter mais energia para encarar o resto do dia.

Continua após a publicidade

3. Estabeleça metas realistas e tenha paciência

Ao incluir a prática de atividades físicas no seu dia a dia, é importante estabelecer quais são as suas metas, para conseguir manter a motivação.

Esses objetivos devem ser realistas, para evitar frustrações e desistências precoces. Pequenos avanços já são motivos de celebração.

Além disso, é indispensável ressaltar que o processo de adotar um estilo de vida mais ativo exige bastante paciência, especialmente nos primeiros meses, quando os resultados ainda não são tão visíveis.

4. Combine treinos de força e aeróbicos

O corpo não funciona apenas como músculo ou apenas como sistema cardiovascular. É necessário ter um equilíbrio entre esses dois componentes.

5. Experimente diferentes modalidades

Experimente diferentes modalidades para encontrar aquela que você mais gosta e que faça mais sentido com a sua rotina.

Continua após a publicidade

“Para criar o hábito, é fundamental que seja conveniente, prazerosa e se encaixe na rotina”, fala Carlos Alberto Ulloa.

6. Conte com acompanhamento de um educador físico

Para praticar atividades físicas de forma segura e eficaz, o acompanhamento de um educador físico pode oferecer muitas vantagens, apoiando a sua evolução e te orientando sobre o que fazer para atingir os seus objetivos individuais.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/movimento/minutos-atividade-fisica-semana-sedentarismo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quantos minutos de exercício por semana me tiram do sedentarismo?

Para ter mais qualidade de vida e saúde , você deve largar de vez o sedentarismo. A gente sabe: começar a praticar atividades físicas regula...