A rinoplastia, ou plástica no nariz, tem como principal objetivo a estética. Mas, às vezes, ela vai além disso. A estrutura do nariz pode trazer dificuldades respiratórias, ainda mais para quem pratica atividades físicas e acha que isso é devido a outros problemas.
“É obrigação do cirurgião perguntar sobre a parte funcional do nariz, questionar se o paciente possui alguma dificuldade respiratória – que nem sempre ele sabe que possui o problema, acham que é comum. Afinal, como nós já vamos acessar o septo para melhorar a estética nasal, temos a obrigação de melhorar a funcionalidade também desse nariz”, explica Dra. Giulia Godoy, médica cirurgiã e especialista em rinoplastia pela Faculdade de Medicina da USP.
Dificuldades respiratórias x atividades físicas
O nariz é responsável por filtrar, umidificar e aquecer o ar que entra por ele. Quando há alguma obstrução nasal, seja por desvio de septo, hipertrofia de cornetos (ossos), insuficiência de válvulas nasais e outros, o que acontece é que ele acaba respirando pela boca e com isso o ar não é filtrado, umidificado e aquecido, funções que seriam realizadas pelo nariz.
Dra Giulia destaca que as consequências disso são uma queda no rendimento das suas atividades diárias, queda na qualidade do sono resultando em cansaço ao longo do dia porque o sono não é reparador, queda de concentração. “E especialmente na atividade física, ele sente um cansaço, uma falta de ar desproporcional àquele exercício, afinal não está conseguindo respirar adequadamente – o que é fundamental para a prática de exercícios, principalmente os aeróbicos”.
Rinoplastia proporciona desempenho mais saudável
A profissional comenta que são diversas alterações anatômicas que podem causar obstrução nasal e a principal é o desvio de septo. Quase todo mundo tem algum grau de desvio de septo, mesmo que mínimo, e é importante fazer a correção dele quando esse desvio causa obstrução nasal.
“Na cirurgia de rinoplastia nós fazemos o tratamento do desvio de septo, seja ressecando para retirar uma parte da cartilagem do septo que está acometida ou algumas partes ósseas dele, visando deixar o mais reto possível e assim desobstruir a passagem de ar”.
A cirurgiã complementa que é possível aproveitar a cirurgia para fazer a chamada Turbinectomia: “É um procedimento que retira o excesso da mucosa e dos cornetos (ossos), que estejam causando algum tipo de obstrução. Além disso, é possível fazer o tratamento da obstrução por insuficiência da válvula nasal interna ou externa do nariz”.
Sinais que indicam que existe uma obstrução nasal:
- Primeiro sinal de alerta é não conseguir respirar pela boca durante os exercícios (e ao longo do dia).
- Segundo, a dificuldade de dormir, ter um sono que não é suficientemente reparador – e como sabemos, o sono é fundamental para a recuperação do corpo pós exercício e para colhermos os benefícios da atividade física.
- Terceiro, o ronco. Quando o companheiro ou companheira se queixar de você durante o sono fique atento.
- Quarto, o cansaço meio desproporcional à sua atividade física, você se sente cansado muito fácil, então pode ser que não seja a parte cardiopulmonar e sim problemas nasais, respiratórios.
- Quinto, ter rinite e sinusite de repetição. Se você tem constantes crises, é indicado que você procure um médico otorrino e um cirurgião plástico especializado em rinoplastia para avaliar a necessidade de uma cirurgia.
Cuidados mais recentes no pós-operatório:
Dra. Giulia listou quais os principais pontos a cuidar após a realização de uma rinoplastia, além de quais atividades pode fazer ao longo da recuperação:
- Dormir um pouco mais sentado para diminuir o edema;
- Fazer lavagem com soro fisiológico, lavar bastante o nariz para limpar todas os resíduos decorrentes da operação;
- Evitar uma sinusite por conta de obstrução nasal;
- Tomar as medicações orientadas pelo profissional;
- Não pode tomar banho muito quente também por conta de edema e risco de sangramento;
- Comidas devem ser um pouco mais macias, nada muito duro e nem muito quente;
- É permitido e até estimulado caminhadas leves em casa mesmo;
- Tomar bastante água para melhorar a hidratação e diminuir o edema.
Ao longo da recuperação temos:
- Com caminhadas mais leves são liberadas a partir de 2 semanas, pode caminhar contanto que não sue ou aumentei muito a frequência cardíaca
- Musculação depois de umas semanas pode fazer também uma musculação mais leve, Depois de 1 mês pode voltar a musculação um pouquinho mais pesada
- Atividades mais intensas, como corrida e spinning que exigem um pouco mais e aumentem a frequência cardíaca, estão liberadas depois de seis semanas.
- Esportes idealmente a partir de 3 meses, porque tem risco de trauma local, de uma bola ou alguém bater em você, e acabar comprometendo o resultado da rinoplastia.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/equilibrio/alem-estetica-rinoplastia-ajuda-atividades-fisicas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário