O agachamento terra é um exercício que serve para o treino de músculos das coxas, glúteos e região lombar. Ele consiste em uma variação que envolve o uso de cargas para potencializar os resultados. Na maioria das vezes, os praticantes utilizam uma barra para a execução dele.
“A execução desse exercício promove fortalecimento da coluna, glúteos, posterior de coxa, melhorando significativamente a postura e a resistência muscular”, afirma Anderson Téu, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões.
“Ao realizar esse movimento, são recrutados os músculos das costas, como dorso, a extensão interna do abdômen, como a musculatura do oblíquo, e a parte posterior da coxa”, completa.
De acordo com Téu, também dá para fazer agachamento terra usando halteres em vez de barra. Mas o segundo equipamento possibilita elevar cargas mais pesadas com maior estabilidade e tende a trazer mais segurança durante o movimento.
“O halter costuma ser mais difícil de segurar com altas cargas e pode gerar instabilidade motora nesse exercício”, afirma.
É importante lembrar que, seja com halteres ou com a barra, a técnica correta é o que garante que você fique protegido contra lesões e consiga conquistar os seus objetivos fitness. Não exagere na quantidade de peso e respeite os limites do seu próprio corpo.
Como fazer o agachamento terra?
- Coloque a carga próxima ao corpo;
- Posicione os pés aproximadamente na largura dos ombros e com as pontas ligeiramente voltadas para fora;
- Desça o corpo ao encontro da carga, promovendo uma distância maior que a linha dos ombros;
- Mantenha os joelhos flexionados em um ângulo de cerca de 90º e as costas eretas;
- Traga a carga até a altura dos quadris, elevando o tronco e estendendo os joelhos;
- As costas devem ser mantidas eretas, os braços retos e os joelhos alinhados com os pés durante todo o movimento;
- Retorne com o corpo para a posição inicial de maneira controlada, mas sem colocar a barra no chão;
- Repita o movimento.
source https://boaforma.abril.com.br/movimento/agachamento-terra-para-que-serve/
Nenhum comentário:
Postar um comentário