As atividades físicas para terceira idade fazem toda diferença quando o assunto é preservar o bem-estar e a autonomia durante essa fase.
Manter o corpo em movimento está entre os cuidados essenciais para a prevenção de doenças, a manutenção da força muscular, do equilíbrio e da mobilidade, para o alívio de dores e para a saúde mental.
“Diversos estudos mostram que o exercício melhora a força muscular, evita a sarcopenia, desenvolve a flexibilidade, o equilíbrio e a coordenação e ajuda a prevenir quedas, que representam um grande risco para a terceira idade”, cita Simone de Paula Pessoa Lima, médica geriatra da Saúde no Lar.
“Os exercícios físicos ainda favorecem a função cognitiva, o humor e a qualidade do sono. O envelhecimento ativo está diretamente relacionado à autonomia e à preservação da independência funcional”, completa ela.
Segundo a geriatra, ao incluir a prática de atividades físicas na rotina de idosos, é necessário prestar atenção em uma série de detalhes, contar com orientação profissional e respeitar os limites do corpo. Ela explica que isso ajuda a garantir a segurança e a efetividade dos exercícios.
6 atividades físicas adaptáveis para a terceira idade
“As melhores atividades físicas para a terceira idade são aquelas que levem em consideração objetivos, condições de saúde e preferências individuais”, alerta.
A seguir, conheça cinco atividades físicas que são consideradas ideais para promover a qualidade de vida ao longo do envelhecimento:
As melhores atividades físicas para serem praticadas na terceira idade
1. Musculação
A musculação, quando bem adaptada e indicada, ajuda a tratar a sarcopenia — perda de massa muscular natural que ocorre com o avanço da idade.
Também colabora para a melhora da força, da coordenação motora, da resistência e da densidade óssea, o que contribui para a prevenção de quedas e para a independência funcional.
2. Caminhada
A caminhada consiste em uma modalidade aeróbica que proporciona benefícios significativos ao condicionamento físico. A prática fornece energia e favorece o sistema cardiovascular.
3. Natação e hidroginástica
Os esportes aquáticos, como a natação e a hidroginástica, são boas opções de atividade física para a terceira idade. Essas modalidades apresentam baixo impacto nas articulações e trabalham todos os músculos do corpo.
4. Pilates
O Pilates está entre as atividades que podem trazer uma série de benefícios durante a terceira idade. Um deles é o fortalecimento da musculatura estabilizadora do corpo, que é fundamental para a boa postura, o equilíbrio e a estabilidade.
Um estudo publicado no Journal of Sports Science & Medicine aponta que essa modalidade, quando incluída na rotina de forma regular, pode aumentar a flexibilidade em até 40% após apenas oito semanas.
Uma pesquisa realizada pela Universidade de Miami ainda mostra que idosos que fazem Pilates apresentam uma melhora significativa na amplitude dos movimentos e nas dores articulares.
“Com movimentos de baixo impacto, como a elevação pélvica ou o alongamento lateral da coluna, já é possível notar avanços importantes. A chave está na repetição e no respeito aos limites do corpo”, afirma a Vanessa de Andrade, fisioterapeuta e professora de Pilates.
5. Yoga
O yoga auxilia na redução de dores articulares e da rigidez, na melhora da mobilidade, na qualidade do sono e na regulação do sistema nervoso e das emoções. A respiração profunda durante a prática colabora para a diminuição do estresse e da ansiedade.
“O Yoga é benéfico em todas as idades, mas é especialmente importante para idosos principalmente quando se trata de mobilidade saudável. A frase resume uma realidade: envelhecer não precisa significar perder movimento, mas preservar, e até recuperar, capacidades corporais essenciais”, destaca Francisco Kaiut, fundador do Método Kaiut Yoga.
Atividades físicas previnem sarcopenia?
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp
source https://boaforma.abril.com.br/movimento/melhores-atividades-fisicas-terceira-idade/
Nenhum comentário:
Postar um comentário