A perda gradual de massa muscular, chamada sarcopenia, costuma começar a partir dos 30-40 anos, mas acelera após os 60. Ela ocorre especialmente por causa das alterações hormonais e metabólicas.
O envelhecimento reduz a capacidade de síntese proteica e atrapalha a regeneração das fibras musculares, o que contribui para a perda de força e volume muscular. Além disso, está associada a determinados fatores neurológicos e nutricionais.
A sarcopenia aumenta o risco de quedas, fraturas e perda de independência e autonomia, trazendo prejuízos significativos ao bem-estar e à qualidade de vida. Ela compromete a mobilidade, a estabilidade e a realização de tarefas diárias.
Ou seja, para desfrutar de uma longevidade saudável, é indispensável adotar medidas que ajudem a preservar massa muscular.
Para isso, é indicado manter a prática regular de atividades físicas (musculação, por exemplo), uma dieta balanceada, rica em proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, e ter um período de descanso adequado.
Dra. Elodia Avila, cirurgiã plástica, formada em medicina pela USP e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/idade-queda-massa-muscular/
Nenhum comentário:
Postar um comentário