quinta-feira, 4 de setembro de 2025

Por que as banheiras de gelo ganharam espaço na recuperação muscular?

Quando o assunto é dor muscular, atletas, desde amadores até profissionais, recorrem a diversos métodos para evitá-la e, entre as mais populares estão a crioterapia (técnica que usa baixas temperaturas) e também a massoterapia (massagem ou soltura muscular). 

Ambas não só aliviam a dor, mas também ajudam na recuperação muscular, principalmente após um treino intenso. 

Um estudo publicado no periódico científico Journal Of Physiotherapy: Center of Health and Sport Sciences, envolvendo 74 atletas de triatlo do Ironman Brasil, comparou grupos que receberam massagem terapêutica com aqueles que permaneceram em repouso. Os resultados indicaram que a técnica apresentou resultados na recuperação pós-corrida da dor e da percepção de fadiga.

Outra pesquisa, conduzida durante a Ultramaratona Rio 24h e publicada na revista científica Motriz, analisou 1.995 atendimentos realizados em 602 atletas, revelou que massoterapia, crioterapia e alongamento reduziram a dor após exercícios. 

Essas práticas fazem parte do que os especialistas chamam de recovery, conjunto de técnicas utilizadas para acelerar a regeneração muscular após esforço físico intenso. De acordo com o profissional de educação física e treinador, João Paulo Pachela, “a ideia do recovery é promover uma recuperação mais acelerada do organismo, a partir de situações de estresse”, conforme entrevista à imprensa.

Continua após a publicidade

Banheiras de gelo viralizam, mas dividem especialistas

A imersão em banheiras de gelo ficou popular entre diversas pessoas, desde atletas, até influenciadores, que compartilham suas experiências nas redes sociais. O médico ortopedista e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia, Marco Aurélio Silvério Neves, explica, em entrevista à imprensa, que “o procedimento é indicado após atividades físicas intensas para reduzir o processo inflamatório nos músculos e articulações e ajudar na recuperação muscular”.

A técnica consiste em submergir o corpo em água gelada por períodos controlados. Pachela recomenda água entre 5 e 10 graus para proporcionar alívio às regiões afetadas pelo exercício. Em unidades de academias, o tempo máximo de permanência é de 11 minutos.

Em entrevista à imprensa, o ortopedista especialista em joelho e traumatologia esportiva, Marcos Cortelazo, detalha que a imersão em água fria provoca vasoconstrição, reduzindo o fluxo sanguíneo e a oxigenação nos tecidos. 

Pesquisas recentes apresentam resultados controversos sobre a eficácia da crioterapia. Um estudo conduzido com 30 atletas demonstrou que os benefícios da imersão em água fria não foram superiores ao efeito placebo. A pesquisa, publicada no periódico internacional American College Of Sports Medicine, comparou atletas submetidos à imersão em água a 10,3°C com aqueles que permaneceram em água termoneutra a 34,7°C.

Continua após a publicidade

Por outro lado, uma investigação realizada com oito atletas de jiu-jitsu mostrou resultados positivos. Os praticantes submetidos à imersão por 19 minutos em temperatura de 6°C apresentaram melhores níveis de recuperação pós-treino em comparação ao grupo controle, incluindo redução da dor e maior recuperação muscular percebida. O estudo foi publicado na revista científica internacional Journal Of Athletic Training.

Cuidados com recovery

Os especialistas alertam para a necessidade de cuidados na aplicação das técnicas de recovery. Para a crioterapia, o fisioterapeuta especialista em ortopedia e esportes, Gustavo Tasca, recomenda duração de 5 a 12 minutos, temperatura entre 8 e 15°C, com frequência de duas a quatro vezes por semana. Pessoas com doenças circulatórias, neuropatias periféricas ou problemas respiratórios devem consultar médicos antes da prática.

Cortelazo indica que a crioterapia é mais recomendada para atletas de alta performance ou praticantes de treinos intensos, como triatletas e corredores de longa distância. Para atividades recreativas ou moderadas, outras técnicas podem ser mais adequadas.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/equilibrio/banheiras-gelo-recuperacao-muscular/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quantos minutos de exercício por semana me tiram do sedentarismo?

Para ter mais qualidade de vida e saúde , você deve largar de vez o sedentarismo. A gente sabe: começar a praticar atividades físicas regula...