segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Como a prática de Yoga ajuda a prevenir o Burnout?

A síndrome de burnout está se tornando cada vez mais comum em ambientes profissionais em todo o mundo, principalmente em funções específicas marcadas pelo excesso de demandas, metas constantes e dificuldade de desconexão.

De acordo com dados do levantamento da ANAMT, entre 2023 e 2024, cerca de 30% dos trabalhadores foram afetados, colocando o Brasil em 2º lugar no ranking mundial de incidência do Burnout em todo o mundo.

O que é o Burnout?

Reconhecida como um fenômeno ligado ao trabalho, a condição se manifesta por esgotamento físico e emocional, perda de motivação e queda de desempenho, afetando não apenas a produtividade, mas também a saúde global do indivíduo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o burnout é definido como um fenômeno ocupacional, um estresse crônico no local de trabalho que não foi gerenciado com sucesso.

Do estresse ao bem-estar: o papel do exercício físico contra o burnout

Diferente do cansaço pontual, o burnout é resultado de um estresse crônico que mantém o corpo em estado permanente de alerta. Esse processo compromete o sono, altera a respiração, aumenta a rigidez muscular e impacta diretamente o equilíbrio emocional. Nesse contexto, práticas que atuam de forma integrada sobre corpo e mente passam a ser vistas como ferramentas importantes de prevenção.

Continua após a publicidade

Os benefícios do Yoga na prevenção do Burnout

De acordo com o professor de Yoga especializado no Método Kaiut Yoga, Ravi Kaiut, o Yoga contribui justamente para interromper esse ciclo de sobrecarga.

“A prática de Yoga, junto a períodos bem definidos de descanso, ajuda a prevenir a exaustão extrema porque atua na reorganização do corpo e do sistema nervoso. Ao reduzir tensões físicas e melhorar a percepção corporal, a pessoa consegue lidar melhor com o estresse do dia a dia e fortalecer a saúde física e mental”, explica.

Yoga ajuda na musculação?

O método aplicado de forma terapêutica não busca apenas relaxamento momentâneo, mas a recuperação gradual da mobilidade e da capacidade de autorregulação do organismo através da integração entre corpo e mente.

Com isso, o Yoga ganha mais destaque como um recurso preventivo relevante para quem deseja manter o desempenho profissional sem comprometer o bem-estar”, destaca Ravi Kaiut.

Continua após a publicidade

Quer começar a praticar Yoga? Então veja 7 dicas importantes para seguir!

1

Encontre um lugar tranquilo

A prática é feita 100% no chão, então é preciso que seja um lugar plano e que você se sinta confortável para conseguir fazer as posturas de forma que não se machuque.

2

Defina um horário

Não precisa praticar todos os dias no mesmo horário, porém, o ideal é incluir na sua rotina para que ele seja uma prática diária.

Continua após a publicidade
3

Alimentação leve antes da prática

Alguns movimentos de Yoga têm como base o estômago, então, o ideal é se alimentar com sucos ou alimentos leves antes da prática, para evitar refluxo durante o exercício.

4

Acessórios essenciais

Você precisa apenas de um tapete de Yoga para realizar suas atividades. Verifique se ele é antiderrapante e se possui aderência com o seu corpo. Mas caso ainda não consiga adquirir seu tapete, um cobertor pode auxiliar em suas primeiras aulas. 

5
Continua após a publicidade

Vista roupas confortáveis

Assim como qualquer atividade que precise movimentar o corpo, a prática de Yoga também exige roupas leves e confortáveis, que não te atrapalhem na hora de realizar todas as posturas. 

Continua após a publicidade
6

Fuja de Distrações 

Praticar Yoga significa que você terá um momento para você, de autoconhecimento. Por isso, quanto mais tranquilo e longe de barulhos for o local da prática, melhor para que você consiga se concentrar

7

Aumente a intensidade aos poucos

Muitos professores de Yoga dão dicas de como iniciar a prática, com posturas mais simples. Aos poucos, você vai pegando o jeito e aumentando a intensidade dessas posturas. Pri Leite é praticante de Yoga há mais de uma década e é professora qualificada pela Aliança de Yoga Internacional com diversos cursos nos Estados Unidos e Índia em Bhakti, Vinyasa Flow, Hatha, Yin, Prenatal, entre outros. 

Ela possui diversos vídeos trazendo posturas para quem deseja praticar Yoga e como isso pode fazer bem para seu corpo e mente:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/equilibrio/pratica-yoga-prevenir-burnout/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Como a prática de Yoga ajuda a prevenir o Burnout?

A síndrome de burnout está se tornando cada vez mais comum em ambientes profissionais em todo o mundo, principalmente em funções específica...