quarta-feira, 11 de fevereiro de 2026

Como saber se estou executando o exercício de maneira incorreta?

A execução correta de um exercício físico está entre os pilares mais importantes para garantir que a prática seja segura e eficaz. A técnica adequada é o que possibilita ativar os músculos certos, otimizar os resultados e reduzir os riscos de lesões.

“Quando você faz os movimentos com a técnica correta, trabalha exatamente os músculos que deveriam ser ativados, evita sobrecargas nas articulações e diminui muito as chances de problemas”, fala Lincoln Cavalcante, personal trainer fundador da Neuro Performance EMS e criador do método TOP10Rounds

“Além disso, a boa execução melhora a qualidade do treino, uma vez que você não precisa usar cargas absurdas para atingir os seus objetivos”, completa.

O corpo pode enviar alguns sinais de alerta quando um movimento está sendo feito do jeito errado, e é preciso estar atento a eles para corrigi-los o mais rápido possível. Descubra, a seguir, no que você deve ficar de olho durante os seus treinos!

Como saber se estou executando o exercício de maneira incorreta?

1. Dores articulares ou desconfortos inesperados

Apresentar dores ou desconfortos inesperados durante um exercício pode indicar que você está errando na execução. Esses incômodos costumam surgir quando o praticante adota uma postura inadequada, sobrecarrega as articulações ou envolve estruturas que não deveriam ser utilizadas naquele movimento.

2. Não sentir o músculo certo trabalhando

Se, ao realizar um exercício, você não consegue sentir o músculo certo sendo estimulado, provavelmente, a sua execução precisa de ajustes. Durante um movimento para glúteos, por exemplo, o ideal é notar a contração nessa região, e não em outras partes do corpo, como costas ou quadris.

Continua após a publicidade

3. Fadiga excessiva

Não é normal apresentar uma fadiga excessiva durante a prática de um exercício físico. Se você se sentir completamente exausto antes de completar uma série, isso pode significar que há algum ponto que você deve resolver na sua prática.

4. Falta de evolução

Mesmo semanas após treinos regulares, você não conseguiu apresentar evoluções significativas? Existem muitos motivos que podem estar por trás dessa situação, sendo que a execução incorreta dos exercícios é um dos principais.

Ao fazer um exercício de forma errada, os músculos não recebem o estímulo necessário para que aconteçam ganhos de força, resistência ou hipertrofia.

5. Movimentos compensatórios

Quando o corpo precisa realizar movimentos compensatórios durante um exercício, quer dizer que a técnica correta não está sendo respeitada ou que outras regiões estão sendo recrutadas indevidamente.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui,
no nosso canal no WhatsApp

 

 

 

 

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/movimento/fazendo-exercicio-errado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

5 alongamentos rápidos para fazer todos os dias ao acordar

Uma das práticas que podem fazer toda a diferença para o seu bem-estar físico e mental é praticar alongamentos logo pela manhã , após acord...