Isso acontece, principalmente, porque o corpo precisa controlar a temperatura. Quando você faz exercício, o seu metabolismo acelera, o corpo começa a produzir mais calor e, para evitar um superaquecimento, ele ativa um mecanismo totalmente natural.
Os vasos sanguíneos da pele, principalmente do rosto, se dilatam. Com isso, aumenta a circulação superficial e o corpo consegue liberar calor para o ambiente.
Além disso, a gente tem outros fatores que podem influenciar, como aumento da frequência cardíaca, aumento do fluxo sanguíneo e aumento da sudorese.
Quando se preocupar?
Na maioria das pessoas, a pele vermelha durante os treinos é totalmente normal.
Mas existem situações em que essa vermelhidão pode indicar uma sensibilidade aumentada da pele ou alguma condição dermatológica associada.
É importante ligar um alerta quando a vermelhidão dura muitas horas ou permanece no dia seguinte, aparece com ardência forte, dor ou sensação de queimadura, surgem bolinhas, pústulas ou descamação ou há coceira intensa ou inchaço.
Nesses casos, é válido procurar uma avaliação médica para investigaar possíveis condições que podem estar desencadeando esses sintomas.
O que fazer?
Suor, calor e atrito podem inflamar a pele e piorar rosácea, acne e irritações. Antes do treino, o ideal é lavar o rosto com um sabonete suave, nada agressivo ou esfoliante, usar um hidratante leve e calmante e aplicar protetor solar (se possível, com cor, porque também protege da luz visível).
Lembre-se também que é necessário evitar o uso de maquiagens pesadas para treinar, pois isso pode aumentar a obstrução dos poros e o risco de inflamações, irritações e acne.
Durante o treino, para remover o excesso de suor, não esfregue o rosto com a toalha, apenas pressione levemente, uma vez que o atrito pode piorar (e muito) a vermelhidão no rosto.
Depois do treino, lave o rosto o quanto antes e, se houver vermelhidão intensa, pode fazer compressa fria. Após a higienização da pele, pode passar um hidratante reparador, com ativos como ceramidas, ácido hialurônico e niacinamida. Ácidos devem ser evitados logo após os treinos.
Dra. Marcia San Juan Dertkigil, médica dermatologista e tricologista
Pele ressecada depois de treinar. O que fazer?
source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/pele-fica-vermelha-durante-os-treinos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário