A bioimpedância na academia é um exame que ajuda a avaliar a composição corporal da pessoa. Ela envolve um estímulo em corrente elétrica que percorre por diferentes tecidos do corpo (gordura, músculo, ossos e água), que oferecem diferentes resistências ao fluxo elétrico.
Os principais parâmetros medidos na bioimpedância são: gordura corporal, massa magra, massa muscular esquelética, água corporal total, taxa metabólica basal (TMB), índice de massa corporal (IMC), idade metabólica e relação entre peso e gordura visceral.
Geralmente, para realizar o exame de bioimpedância na academia, é necessário fazer um agendamento com um profissional, com pelo menos 24h de antecedência da realização, uma vez que exige um preparo.
É importante que o indivíduo não utilize estimulantes horas antes do exame. Além disso, é preciso um bom descanso e um período de jejum, para evitar alterações.
A precisão da bioimpedância pode ser afetada por fatores como alimentação, hidratação, menstruação, prática de exercícios e consumo de cafeína. O ideal é fazer sempre nas mesmas condições para comparar a evolução.
A bioimpedância não substitui exames clínicos, mas é uma ferramenta prática e acessível para acompanhamento.
Anderson Pontes, educador físico e personal trainer da Academia Gaviões
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/bioimpedancia-academia-o-que-e/
Nenhum comentário:
Postar um comentário