sábado, 16 de agosto de 2025

Pode treinar depois de tirar sangue?

O tempo de espera para a prática de atividades físicas depende do tipo e do volume de sangue coletado. Em exames de rotina, atividades leves, como caminhada, podem ser retomadas após 1 a 2 horas, desde que a pessoa esteja se sentindo bem.

Já no caso de doação de sangue, em que o volume coletado é maior, recomenda-se evitar exercícios por pelo menos 12 horas e adiar treinos mais extenuantes por 24 horas. Esse intervalo é importante para prevenir desconfortos, queda de pressão e outros efeitos adversos.

A prática de exercícios deve ser evitada caso a pessoa apresente sintomas como tontura, fraqueza, palidez, sangramento persistente no local da punção ou mal-estar, mesmo após o período de repouso recomendado.

Quais são os principais cuidados necessários após o exame de sangue?

Após a coleta, recomenda-se permanecer em repouso por cerca de 15 minutos antes de deixar o local, para observar possíveis reações imediatas.

É importante manter o curativo compressivo no braço por 4 horas e evitar dobrar ou fazer força com o membro puncionado no mesmo dia.

Continua após a publicidade

Também é fundamental hidratar-se, alimentar-se bem — especialmente se o exame foi feito em jejum —, e evitar bebidas alcoólicas por 12 horas, fumar por pelo menos 1 hora e realizar esforços físicos intensos nas 12 a 24 horas seguintes.

Respondido por:

Rayane Cristina Fagundes de Almeida, enfermeira em Atenção Domiciliar da Saúde no Lar

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/pode-treinar-depois-de-tirar-sangue/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sente o seu corpo formigando quando toma pré-treino? Entenda o motivo

O pré-treino é um suplemento que faz parte da rotina de muitas pessoas que mantém um estilo de vida ativo . Quando utilizado sem exageros, ...