terça-feira, 30 de setembro de 2025

Stiff com as pernas afastadas e juntas é a mesma coisa?

Um dos exercícios de inferiores mais famosos, o stiff trabalha de forma intensa os posteriores da coxa (isquiotibiais) e os glúteos. Além disso, pode contribuir para o fortalecimento das panturrilhas e da musculatura do core.

Quando executado corretamente, o stiff pode trazer benefícios como a estabilidade da lombar, a melhora da postura, o aumento da resistência e da flexibilidade do corpo e o desenvolvimento de força.

“O movimento tem o gasto calórico muito alto e permite com que o alongamento da posterior da coxa melhore a mobilidade, fortalecendo os músculos primários, transferindo a energia de carga na lombar, no glúteo máximo e nas isquiotibiais”, destaca o profissional da TotalPass, Pedro Coelho.

Uma dúvida que costuma surgir entre os praticantes de musculação é: será que fazer o stiff com as pernas afastadas e juntas é a mesma coisa? É isso o que vamos esclarecer a seguir!

Stiff com as pernas afastadas e juntas é a mesma coisa?

O stiff com as pernas afastadas não pode ser considerado a mesma coisa que o stiff com as pernas juntas.

Continua após a publicidade

A primeira versão do movimento ajuda a potencializar o recrutamento dos glúteos e da parte interna das coxas (adutores), sendo uma ótima opção para aumentar ainda mais os efeitos do stiff no bumbum. O afastamento dos pés também exige mais equilíbrio e ativação do core.

O stiff com as pernas juntas, por sua vez, pode trazer um maior foco aos isquiotibiais (músculos posteriores da coxa). Essa variação é ideal para quem procura vantagens à postura e manter um controle melhor do movimento.

Para escolher entre o stiff com as pernas afastadas ou juntas, é preciso levar em consideração uma série de fatores, entre eles, os objetivos do treino e o nível de experiência do indivíduo.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

 

 

 

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/movimento/stiff-pernas-afastadas-ou-juntas/

Dez Milhas Garoto: corrida, festa e superação no trajeto entre Vitória e Vila Velha

A 34ª edição da 10 Milhas Garoto, tradicional corrida que tem largada em Vitória, no Espírito Santo, e termina na fábrica da marca em Vila Velha é uma atração à parte. Não apenas pelo fim ser dentro de uma fábrica de chocolates, mas também pelo desafio da Terceira Ponte, que liga as duas cidades capixabas. 

 

Mas antes…

A convite da Nestlé, fui conferir de perto toda uma experiência: desde a visita a uma fazenda de cacau, onde conheci projetos da Garoto que destacam a sustentabilidade e incentivam produtores a seguirem diretrizes e usem 100% da fruta, tanto para matéria-prima para a fabricação de chocolates, quanto como fertilizante, por meio de sua casca. 

..
<span class="hidden">–</span>Nestlé/Divulgação

 

 

Também tive a oportunidade de ir até a fábrica, conhecer um pouco da história da marca e como o cacau é uma fruta que pode movimentar a economia do Brasil, assim como o café, por exemplo. 

E a experiência acabou nos eventos esportivos promovidos pela marca, para todas as idades, desde crianças, até cachorros! Sim, a Cachorrida bateu recorde de inscritos, com 850 tutores e seus pets – em 2024 foram 800 inscritos. 

Além disso, a Corrida Garotada também é uma atração à parte. Com largadas em ondas, adolescentes e crianças, entre 6 e 17 anos, faziam percursos de 200 metros a 1 milha (o que corresponde a 1,6km). Foram 2.900 crianças e adolescentes, que tinham torcidas organizadas pelas famílias. É um final de semana repleto de eventos esportivos que mobilizam Vitória, Vila Velha e outras cidades capixabas. 

Continua após a publicidade

10 Milhas Garoto… o desafio da Terceira Ponte 

A 10 Milhas Garoto é o último evento do final de semana e reuniu 17 mil pessoas que lotaram as ruas de Vitória, passando pela Terceira Ponte e chegando à fábrica da Garoto, em Vila Velha.    

São 16 quilômetros de muita festa. Já na largada, a torcida pelos cadeirantes, a elite feminina e masculina era grande, onde eu e mais corredores amadores torcíamos, quanto a população local que saiu às ruas para mostrar apoio a todos os atletas

O desafio mesmo é a Terceira Ponte. São cerca de 3,3 quilômetros de extensão, mas, dentro disso, praticamente metade é uma subida. Mas o visual lá de cima é incrível e não tem como não parar para registrar esse momento. 

.
<span class="hidden">–</span>./Divulgação

Ao finalizar a 10 Milhas Garoto, havia muita água para os atletas, kit lanche e, quem quisesse enfrentar uma fila, poderia gravar o tempo de prova na medalha. 

Continua após a publicidade

Algo muito positivo da prova foi a hidratação: no início da prova, nos Kms 3 e 6 e depois no km 10, porque esses 4 quilômetros era praticamente a ponte e não há como ter hidratação nela, por conta do espaço versus quantidade de pessoas que correm nela. 

.
<span class="hidden">–</span>Zoom Filmes/Premium/Yescom/Divulgação

Mas não pense que é apenas na ponte que há subida. Logo após a saída da Terceira Ponte, há uma alça de acesso a outra pequena ponte no percurso que também é uma subidinha – pequena, mas é uma subida! 

Um percurso bonito, uma prova bem organizada, que move o turismo local. É uma atração à parte, por incentivar o esporte para todas as idades. 

.
<span class="hidden">–</span>Davi Arduíno / Fotop/Divulgação
Continua após a publicidade

E esse incentivo também está dentro da fábrica: cerca de mil colaboradores participaram da prova, com premiações específicas para eles, além das premiações para os corredores de elite. Porque foi graças aos colaboradores que a corrida existe: em 1989 para comemorar os 60 anos da Chocolates Garoto, eles fizeram uma corrida para celebrar a data, que continuou no decorrer dos anos e hoje entrou para o calendário nacional de corridas. 

Resultados:

Feminino

  1. Nubia de Oliveira Silva – 57min27
  2. Desta Abera Demise – 57min28
  3. Emily Chebet – 57min29
  4. Amanda Aparecida de Oliveira – 57min30
  5. Viola Jelagat Kosgei – 57min31

Masculino

  1. Mark Kiptoo – 46min54
  2. Nicolas Kiptoo Kosgei – 46min59
  3. Dismas Nyabira Okioma – 48min27
  4. Yeneblo Biyazen Alehegn – 49min36
  5. Gleison da Silva Santos – 50min04
Continua após a publicidade

Cadeirantes

1- Leonardo De Melo – 40min33

Capixabas

  • Feminino – 1- Carolina Henrique Sardinha Silva – 1h08min12
  • Masculino – 1 – Marquézile Gabriel Piu – 56min06

Colaboradores

Continua após a publicidade
  • Feminino – 1 – Lioneide Souza Dos Santos Vasconcelos – 1h16min56
  • Masculino – 1 – Diogão Gaino De Moraes – 1h01min55

Curiosidades sobre os 3 eventos:

  • 1.200 pessoas na Organização
  • 216 mil garrafas de água
  • 21.000 lanches pós prova
  • 12 Ambulâncias/UTI
  • 80 Profissionais de saúde
  • 2.900 grades
  • 130 metros de arquibancada

 

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/movimento/dez-milhas-garoto-2025/

É normal sentir dor na cicatriz da cesárea durante treinos?

Durante os primeiros meses após a cesárea, é comum sentir desconfortos ou sensibilidade na cicatriz na hora de se exercitar.

Para reduzir esse incômodo, o ideal é sempre optar por roupas leves que não pressionem a região, voltar aos treinos com atividades que não sobrecarreguem a musculatura abdominal e respeitar os limites do próprio corpo.

No entanto, ao perceber cansaço excessivo, dores intensas, vermelhidão, secreção ou sensação de calor no local, o mais recomendado é interromper a prática de atividades físicas e procurar avaliação médica, uma vez que esses sinais podem sugerir complicações que devem ser tratadas o mais rápido possível.

Vale lembrar que, após uma cesariana, é orientado esperar cerca de seis semanas para retomar a prática de atividades físicas. Porém, esse prazo pode variar de acordo com a recuperação individual.

Respondido por:

Gisele Maciel, ginecologista e obstetra, mestre em Saúde da Criança e da Mulher,

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/dor-cicatriz-cesarea-treinos/

Lançamentos de setembro/2025: as melhores novidades de beleza e bem-estar

As melhores novidades de beleza de setembro/2025

Kit Compotinhas L’Occitane au Brésil

compotinhas

O novo Kit Compotinhas Receitas de Alegrias da L’Occitane au Brésil reúne três texturas icônicas em versões mini: Mini Geleia Hidratante Desodorante Corporal Romã, Mini Souflé Hidratante Desodorante Corporal Jenipá e Mini Hidratante Desodorante Corporal Brigadeiro.

Make B. Retinol³ H+ O Boticário

Make B. Retinol³ H

Make B., marca do Boticário, apresenta a nova Base Make B. Retinol³ H+, primeiro produto do mercado brasileiro com triplo retinol. Ela une um acabamento natural e radiante com benefícios de skincare de alta eficácia.

Além de ter três tipos de retinol, a novidade possui ácido hialurônico, ação antioxidante e FPS 80. Sua cobertura é média e não compromete o viço natural da pele.

“Evoluímos a linha Retinol³ H+ com mais potência, pensando em acompanhar as mulheres que buscam maquiagem de alta performance sem abrir mão do cuidado com a pele. E esse lançamento é um passo importante para reforçar a liderança de Make B. em maquiagem com tratamento no mercado brasileiro”, afirma Ariela Bonemer, Diretora de Maquiagem do Grupo Boticário.

A linha também conta com o Corretivo Líquido Retinol³ H+ e o Batom Líquido Retinol³.

Continua após a publicidade

Basicão Lola Cosmetics

basicão lola cosmetics

Lola From Rio anuncia a nova linha Basicão, focada em hidratação e para uso diário. Desenvolvida para todos os tipos de cabelos e curvaturas, o lançamento tem fórmulas leves, com complexo Shine, extratos de cacau, banana e abacaxi, e o diferencial da personalização. O kit traz uma cartela com adesivos colecionáveis para customizar a embalagem.

Thermal Dream Rigolim Hair and Co

thermal rigolim

A Rigolim Hair and Co lança o Thermal Dream, protetor térmico em spray que suporta até 230°C e conta com a tecnologia Fast Dry, capaz de acelerar a secagem dos fios em até 50%.

Sua fórmula possui Proteína do Trigo, que atua como uma película contra o calor e a tração da escova, Óleo de Camelina e Óleo de Argan, que trazem maciez e brilho.

Com uma aplicação em spray, rápida e prática, ele pode ser usado em qualquer tipo de cabelo.

Continua após a publicidade

“Queríamos criar um protetor térmico que fosse realmente aliado da rotina. O Thermal Dream protege, economiza tempo e mantém os fios saudáveis sem pesar”, ressalta Leticia Rigolim, fundadora da marca.

Doce de Leite Viçosa + Haskell Cosméticos

basicão lola cosmetics

Em parceria com a Viçosa, responsável por um dos doces de leite mais queridos do Brasil, a Haskell Cosméticos apresenta uma linha em edição limitada inspirada no alimento. Ela é formada por seis produtos: Shampoo, Máscara de Tratamento, Hidratante Corporal, Esfoliante Corporal, Body & Hair Splash e Hidratante Labial.

“Essa collab representa não apenas uma união de marcas, mas uma celebração das nossas raízes. O Doce de Leite Viçosa é símbolo de afeto, sabor e tradição mineira, assim como a Haskell é sinônimo de cuidado, beleza e inovação. Criamos uma linha que desperta memórias afetivas, com performance de tratamento, mas também com uma pitada de doçura e identidade regional”, destaca Ana Márcia Sena, CEO da Haskell.

Formulados com leite vegetal e ativos como D-pantenol e manteiga de karité, os produtos garantem hidratação profunda, suavidade e fragrância envolvente com notas suaves e adocicadas. A novidade ainda conta com texturas que remetem à “gostosura” do doce de leite.

Continua após a publicidade

 

Autobronzeador Bifásico Skelt

skelt lançamento autobronzeador

A Skelt apresenta o Autobronzeador Bifásico, o primeiro produto nacional com essa textura inovadora. Ele possui duas fases – a aquosa e a oleosa -, que se misturam quando são agitadas. Tem secagem ultrarrápida, absorção eficaz e facilidade de aplicação com formato spray. A novidade ainda conta com a fragrância exclusiva Grand Bahama – também disponível em body splash, além de uma composição com ativos que cuidam da pele.

Hair Protein Amend Essencial

Hair Protein Amend Essencial

A Amend traz a Hair Protein Amend Essencial, uma proteína capilar sem enxágue que reconstrói, fortalece e devolver a densidade aos fios de maneira rápida e eficiente. A composição possui proteínas de arroz, soja e trigo e FortiProtein System.

POV Impala

impala pov

Em collab com as influenciadoras Luara, Antonela Braga, Maria Nicolly e Marcella Bragança, a Impala apresenta a coleção POV, que conta com 2 cores e 1 top coat de cada menina e 4 brilhos labiais.

Os melhores lançamentos de bem-estar de setembro/2025

Novos Sabores NotShake Protein NotCo

compotinhas

Not Co anunciou dois novos sabores do NotShake Protein: Pipoca Caramelizada e Chai Latter, que se unem às opções originais da linha – Chocolate, Café, Caramelo, Baunilha com Coco e Morango com Tâmara.

Continua após a publicidade

Pipoca Caramelizada é um sabor familiar, que abraça a vontade de um docinho sem sair da rotina. Já o Chai Latte está se tornando cada vez mais popular em várias cafeterias ao juntar especiarias marcantes com um toque de baunilha”, conta Fernanda Schwarzstein, Head de Marketing da NotCo no Brasil.

Collagen Protein Língua de Gato Soul Good Puravida Kopenhagen

Collagen Protein Lingua de Gato Soul Good

A Puravida e a Kopenhagen trazem o Collagen Protein Língua de Gato Soul Good, que alia alto teor de proteína e a eficiência dos peptídeos bioativos de colágeno. A fórmula é livre de glúten e de lactose.

“O lançamento consolida nossa parceria com a marca Kopenhagen, uma das nossas grandes apostas do ano. É a consolidação de uma parceria que une a eficiência dos produtos Puravida a um sabor indulgente que só a Kopenhagen poderia oferecer. A escolha desta segunda categoria de atuação está relacionada ao sucesso da linha de colágenos Puravida, impulsionado por consumidores que buscam aporte proteico de outras fontes e, nesse caso, aliado a soluções para o cuidado com a pele”, afirma Luciana Buzolin, Diretora de Marketing da Puravida.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/equilibrio/lancamentos-beleza-bem-estar-setembro-2025/

segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Exercícios de agachamento para os glúteos

O agachamento está entre um dos exercícios mais potentes para o fortalecimento e a definição dos glúteos. Além da versão tradicional, que utiliza o peso do próprio corpo, há variações desse movimento que podem turbinar ainda mais os resultados.

Mas é claro que, antes de incluí-las nos treinos, o ideal é garantir que a técnica utilizada durante o agachamento tradicional seja executada de forma correta e segura.

Além disso, consultar um profissional de educação física é fundamental para descobrir qual é a melhor variação de acordo com seus objetivos, dificuldades e nível de condicionamento.

“Antes de colocar carga e intensidade, você precisa dominar o exercício. Para isso, tem que repeti-lo muitas vezes até automatizá-lo”, afirma Cau Saad, criadora dos treinos funcionais Circuito Cau Saad e WorCAUt.

Vale lembrar que o agachamento é um exercício muito completo e trabalha a maioria dos músculos do corpo – não só o bumbum. Ele também trabalha quadríceps (frente da coxa), isquiotibiais (posteriores da coxa), adutor, flexores do quadril e panturrilha, por exemplo.

O agachamento ainda é capaz de ativar os músculos que sustentam as costas, o que colabora para a melhora do equilíbrio e da postura e para o alívio de dores na lombar.

Continua após a publicidade

Exercícios de agachamento para os glúteos

1. Agachamento pistol

  1. Fique em pé sobre a perna esquerda com todo o pé esquerdo firme no chão. Perna direita elevada e estendida à frente do corpo. Estenda os dois braços à frente do peito.
  2. Flexione o joelho esquerdo e desça, jogando o quadril para trás. Estenda os braços para a frente enquanto mantém a perna direita à frente. Continue até que o quadril fique paralelo ao chão ou se aproxime do calcanhar. Mantenha a perna direita elevada durante todo o movimento.
  3. Contraia os glúteos e os isquiotibiais para interromper a descida e, em seguida, empurre o chão com o pé esquerdo para voltar à posição inicial.

2. Agachamento búlgaro

  1. Não existe um consenso sobre colocar o pé bastante à frente ou pouco. Mas você deve sentir a maior parte do peso na sua perna da frente e não deve sentir dor ou rigidez excessiva nos joelhos, flexores do quadril, glúteos ou região lombar;
  2. Depois de encontrar a posição do pé que você gosta, pegue os halteres, coloque o pé da frente na posição e coloque o pé de trás apoiado no banco;
  3. Mantendo os halteres em algum lugar entre os quadris e o pé da frente e as costas retas, abaixe os quadris em direção ao chão;
  4. A maior parte do peso deve estar no pé da frente, e o pé de trás deve estar ajudando você a se equilibrar, mas não contribuindo significativamente para o movimento;
  5. Continue descendo até que suas costas comecem a arredondar ou seu joelho traseiro toque o chão;
  6. Mantendo as costas firmes e o peito erguido, empurre o chão com o pé da frente, invertendo o mesmo caminho que você fez na descida.
Continua após a publicidade

3. Agachamento sumô

  1. Em pé, com a coluna ereta e olhando para frente, afaste as pernas e os pés em uma distância um pouco maior do que a largura dos ombros;
  2. Projete levemente as pontas dos pés para fora, acompanhando a direção dos joelhos (ângulo de 45°);
  3.  Realize o movimento de agachar olhando para frente e mantendo a postura ereta. Flexione os joelhos e execute o agachamento até as pernas ficarem paralelas ao chão. Evite que os joelhos sejam projetados para dentro;
  4. Volte à posição inicial colocando a força nos calcanhares e mantendo os pés totalmente encostados no chão.

4. Agachamento unilateral

  1. Comece em pé, de costas para uma caixa (ou cadeira), com o peso no pé esquerdo, o pé direito pairando e os braços ao lado do corpo.
  2. Contraia o núcleo, dobre o joelho esquerdo e empurre os quadris para trás para afundar em um agachamento unilateral até que a bunda toque a caixa, estendendo simultaneamente os braços esticados na frente do corpo e o pé direito ligeiramente para fora para manter o equilíbrio.
  3. Assim que sua bunda tocar na caixa, pressione o pé esquerdo para retornar à posição ereta. Isso é 1 repetição. Complete todas as repetições, depois troque de lado e repita.
Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/movimento/agachamentos-para-gluteos/

Creme de ricota, requeijão light ou queijo cottage: saiba como incluir cada um na sua dieta

Creme de ricota, requeijão e queijo cottage são opções frequentes no cardápio de quem busca sabor e praticidade. Apesar de sabermos que é possível incluir esses alimentos na dieta, qual deles seria o mais saudável?

A principal diferença entre esses três alimentos está na quantidade de gordura, calorias, proteína e sódio. “O requeijão tradicional é o mais calórico e rico em gorduras totais, incluindo gorduras saturadas. Já o queijo cottage é o mais proteico, com menos gordura e sódio, sendo uma excelente escolha para quem busca saúde e controle de peso. O creme de ricota, por sua vez, fica no meio do caminho — tem menos gordura que o requeijão, mas está acima do cottage”, explica Cintya Bassi, coordenadora de Nutrição e Dietética do São Cristóvão Saúde.

Veja na tabela a seguir, o resumo nutricional (por 30g):

Produto Caloria Gordura Total Proteína Sódio
Requeijão Comum ~90kcal ~8g ~2g Alto
Creme de Ricota ~60kcal ~5g ~3g Médio
Queijo Cottage ~50kcal ~2g ~6g Baixo

E a versão light?

Produtos “light” prometem menos calorias, mas isso não significa automaticamente que são mais saudáveis. Muitas vezes, a redução de gordura vem acompanhada de aumento no teor de sódio ou aditivos químicos, usados para manter sabor e textura.

“É fundamental olhar o rótulo. Às vezes, a economia calórica é pequena, e o produto ganha corantes, espessantes e conservantes em excesso. O ideal é sempre equilibrar sabor, valor nutricional e qualidade dos ingredientes”, alerta Cintya.

Segundo a especialista, o queijo cottage é o mais recomendado tanto para quem busca emagrecimento quanto para quem quer ganhar massa muscular. Isso porque é rico em proteínas e tem baixo teor de gordura e calorias. “Ele ainda é bastante versátil e pode ser temperado com ervas e legumes, como tomate, para tornar o sabor mais agradável”, sugere.

Pode comer todos os dias?

A resposta é sim, desde que com moderação. O consumo excessivo, especialmente do requeijão, pode levar ao aumento do colesterol e ganho de peso, por conta das gorduras saturadas.

Continua após a publicidade

A porção ideal não deve ultrapassar 25g por dia, principalmente no caso do requeijão e do creme de ricota. O cottage pode ser consumido em maiores quantidades, principalmente por pessoas fisicamente ativas”, recomenda.

Esses laticínios podem ser aliados na alimentação se usados de forma estratégica. Veja algumas dicas práticas:

  • Use o creme de ricota como base para patês com ervas ou atum, em vez de maionese.
  • Substitua o requeijão por queijo cottage em recheios de omeletes ou sanduíches.
  • Prefira a versão light do creme de ricota se quiser algo mais leve, mas sempre verifique os ingredientes no rótulo.
  • Evite combinar esses alimentos com pães ultraprocessados ou embutidos — opte por acompanhamentos mais naturais, como pão integral caseiro ou vegetais.

Os três produtos podem ter espaço em uma dieta saudável, mas o queijo cottage se destaca por ter o melhor perfil nutricional: mais proteína, menos gordura e menos sódio.

Continua após a publicidade

“O segredo está na quantidade e frequência, e em aprender a olhar o rótulo. Não se trata de excluir alimentos, mas de usá-los de forma consciente”, finaliza a profissional.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Continua após a publicidade
Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/alimentacao/creme-ricota-requeijao-light-queijo-cottage-dieta/

Qual o papel do metabolismo no emagrecimento?

O metabolismo tem relação direta com o gasto energético, ou seja, com a quantidade que você necessita de calorias para o seu dia, seja estando em repouso ou em atividade.

Se ele é mais lento, tende a poupar energia e, em repouso, a pessoa gasta menos do que o normal. Já o metabolismo rápido é caracterizado por um gasto calórico maior mesmo em repouso. Isso reflete bastante no resultado do balanço de calorias diário.

Em geral, o metabolismo mais acelerado faz com que a pessoa tenha mais dificuldade para engordar, o que pode beneficiar o processo de emagrecimento. Por outro lado, o metabolismo mais lento acaba favorecendo o ganho de peso.

Diversos fatores influenciam o funcionamento do metabolismo, entre os mais importantes, a alimentação, o sono, o estresse, a genética, marcadores inflamatórios e o nível de atividade física.

Respondido por:

Renato Lobo, médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduado em Nutrologia e Medicina Esportiva.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/metabolismo-emagrecimento/

Horóscopo semanal: de 29 de setembro a 05 de outubro de 2025

Áries

Para o Signo de Áries, a semana começa com um clima reflexivo sobre a vida e desafios. A Lua Crescente sugere maior envolvimento com o trabalho e grande desejo de sucesso pessoal. A harmonia com Vênus acrescenta toques de romance e afetuosidade aos relacionamentos. O céu aponta para uma necessidade de equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal, com um foco especial na qualidade da comunicação. O fim de semana favorece a gestão estratégica dos desafios e a sobriedade emocional.

Touro

A semana do Signo de Touro começa com uma energia de autoaperfeiçoamento, favorecendo conexões pessoais. Há uma tendência de embates graças à tensão entre Marte, Plutão, Sol e Júpiter, então a dica é evitar conflitos desnecessários. Touro pode sentir vontade de expandir horizontes, mas cuidado para não negligenciar as responsabilidades do dia a dia. Ao final da semana, tem espaço para valorizar a liderança e arrasar nos relacionamentos, mas evite controlar tudo ao extremo.

Gêmeos

O Signo de Gêmeos começa a semana com ânimo para redistribuir recursos, visando projetos profissionais e tarefas diárias. O céu sugere que desejos mais ágeis podem enfrentar restrições financeiras que exigem um reajuste de planos. Será preciso um senso mais apurado de prioridades para equilibrar responsabilidades e necessidades emocionais. O fim de semana é propício para conciliar o útil ao agradável e extrair prazer do que é necessário ser feito.

Câncer

A semana do Signo de Câncer começa introspectiva, com a Lua incentivando a conectar seu cotidiano com seu mundo interior. O clima astral sugere potenciais conflitos em atividades grupais, graças à tensão entre Marte/Plutão e Sol/Júpiter. Você pode perceber conflitos internos se manifestando nas suas relações, especialmente em casa. Nos relacionamentos, a Lua Crescente em sintonia com Vênus aponta para uma ascensão na sua autoconfiança. No fim de semana, aproveite o clima astral favorável para fortalecer seu equilíbrio emocional e repensar suas atitudes amorosas.

Leão

A semana começa vibrante para o Signo de Leão, com o céu sugerindo fortalecimento das relações de confiança e surpresas na vida cotidiana. As trocas com o coletivo prometem trazer amadurecimento, enquanto a tensão entre Marte e Plutão desperta a necessidade de equilíbrio nas negociações. O fim de semana favorece um mergulho no autocuidado, com a Lua indicando uma interiorização produtiva. Talvez seja um bom momento para repensar a maneira de lidar com seu emocional.

Continua após a publicidade

Virgem

A semana do Signo de Virgem inicia com foco na humanidade do cotidiano, graças à Lua movimentando a família e os relacionamentos. O céu convida para uma reflexão entre teoria e prática, enquanto tensões entre Marte/Plutão e Sol/Júpiter podem gerar desafios. Obstáculos no amor? Dedicação e diálogo serão suas melhores armas. Sexta-feira é dia de cuidar do bem-estar do corpo e da mente. No fim de semana, Júpiter sugere seriedade perante aos conflitos, mantendo o respeito às diferenças sempre em vista.

Libra

Para o Signo de Libra, a semana começa carregada de positividade. O céu sugere um período excelente para organizar pensamentos e melhorar a comunicação diária, graças à Lua em fase crescente.

Você pode perceber uma necessidade de evitar conflitos e buscar por diplomacia, por conta da tensão entre Marte e Plutão. Ao mesmo tempo, seu fim de semana traz oportunidades para fortalecer seus relacionamentos amorosos e entender melhor suas emoções.

Escorpião

A semana do Signo de Escorpião começa com foco na habilidade de gerir e na busca de aliados. Então, exerça a diplomacia para harmonizar eventuais conflitos. Além disso, a segurança emocional estará em alta, o que favorece conversas sinceras no romance.

Continua após a publicidade

Na segunda parte da semana, o céu sugere um amadurecimento interno e uma limpeza de emoções e ideias antigas. No fim de semana, a dica é investir no autoconhecimento e cuidado com as relações familiares. Aproveita o clima leve para se conectar com os amigos, mas cuidado com o cartão de crédito.

Sagitário

Para o Signo de Sagitário, a semana começa com astral propício para conexões. Com a Lua entre seu signo e a área familiar, unindo interesses coletivos e individuais, pode haver mais tranquilidade.

Atenção ao clima, pois Marte e Plutão pedem por resiliência. Há espaço para desenvolver a autoconfiança, principalmente no campo dos afetos. Já o fim de semana sugere uma revisão dos sentimentos e da convivência amorosa.

Capricórnio

O Signo de Capricórnio pode perceber um clima de reflexão e desafios nesta semana, o que serve de estímulo para aprimorar a criatividade e o diálogo. O céu sugere uma tensão entre Marte e Plutão, que pode incentivar uma competição intensa.

Continua após a publicidade

Além disso, a harmonia entre Lua e Vênus traz oportunidades para abrir mão de problemas imaginários na vida amorosa e expressar sentimentos com firmeza. No fim de semana, que tal dedicar-se àquele hobby que você ama ou um projeto pessoal que tem deixado de lado?

Aquário

A semana do Signo de Aquário começa cheia de energia para agir em grupo e cuidar da rotina, graças a Lua em fase crescente. Valorize a ética nas parcerias e ignore autoritarismos, indicado pelos aspectos de Sol e Júpiter. A conjunção da Lua com Plutão te fortalece por dentro, inspirando coragem e mudanças. Já o fim de semana favorece aprofundar nos estudos e refletir sobre suas ações cotidianas.

Peixes

Para o Signo de Peixes, a semana promete movimento! O céu sugere renovação e enfrentamento de desafios na rotina de trabalho, com um olhar para melhorias nos processos. Sua vida amorosa pede atenção, trazendo temas do passado para serem superados e transformados em motivação. O fim de semana traz a sugestão de mergulhar no autocuidado e na paz interior.

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/astrologia/horoscopo-semanal-29-setembro-5-outubro-2025/

domingo, 28 de setembro de 2025

Chás industrializados fazem bem para saúde?

Quando pensamos em chás, seus benefícios à saúde logo vem à cabeça. Mas e quando se trata de chás industrializados, será que eles também podem auxiliar nossa saúde?

É necessário estar atento aos rótulos e ingredientes dessas bebidas. Algumas opções disponíveis no mercado possuem muito açúcar e aditivos em sua composição, o que pode trazer malefícios ao corpo.

Ao procurar bebidas saudáveis e práticas, opte por chás sem calorias, açúcar, conservantes e com adição de fibras. Esse tipo de fórmula pode ser mais benéfica para a saúde.

Confira alguns chás que cumprem esses requisitos e podem facilitar e adicionar sabor a sua rotina saudável:

Chá Verde Sabor Limão

chá sabor limao life mix
Continua após a publicidade

Chá Verde com Cranberry

fsd

Chá Branco Sabor Laranja e Gengibre

Chá Branco Com Laranja e Gengibre
Continua após a publicidade

Chá Branco Sabor Lichia

cha branco lichia life mix

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Continua após a publicidade

 

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/alimentacao/chas-industrializados-fazem-bem-para-saude/

Nutrição e saúde mental: como a alimentação pode ser uma aliada?

Quando pensamos em alimentação saudável, é comum associarmos a ideia de “dieta restritiva” ou de uma busca incessante por um corpo perfeito.

Mas a nutrição vai muito além disso: ela é, também, uma ferramenta poderosa para cuidar da mente. O que colocamos no prato pode impactar diretamente nosso humor, disposição, qualidade do sono e até nossa forma de lidar com o estresse.

Nos últimos anos, a ciência tem mostrado com cada vez mais clareza a relação entre o intestino e o cérebro.

Você já deve ter ouvido falar no termo “segundo cérebro”: é assim que muitos especialistas chamam o intestino, já que ele abriga trilhões de bactérias que influenciam na produção de neurotransmissores como a serotonina, conhecida como o “hormônio da felicidade”.

Estima-se que cerca de 90% da serotonina do corpo seja produzida no intestino. Ou seja, alimentar-se bem não é só questão de energia, mas também de equilíbrio emocional.

Quebrando o tabu das dietas

Um dos grandes equívocos quando falamos em alimentação é acreditar que existe uma “fórmula perfeita” ou uma “lista de proibições” que deve ser seguida à risca. Isso, além de ser insustentável, pode gerar ainda mais ansiedade e culpa.

O caminho para o bem-estar não está em dietas restritivas, mas em escolhas conscientes e equilibradas que respeitam o corpo e a individualidade de cada pessoa. Comer bem deve ser um gesto de autocuidado, e não de punição.

Continua após a publicidade

As chamadas “dietas loucas” – que prometem resultados rápidos e milagrosos – podem trazer consequências sérias para o corpo e para a mente.

Restrições severas de calorias ou de grupos alimentares inteiros, além de desequilibrar o metabolismo, aumentam a sensação de privação, elevam o risco de compulsões alimentares e contribuem para um ciclo de frustração e culpa.

Muitas vezes, o resultado é exatamente o oposto do esperado: mais estresse, baixa autoestima e até sintomas de ansiedade e depressão.

Por isso, mais importante do que seguir modismos, é aprender a ouvir o corpo e adotar hábitos que possam ser mantidos a longo prazo.

Como a alimentação pode ajudar na saúde mental?

Aqui estão algumas práticas simples e responsáveis que podem fazer diferença no seu dia a dia:

Continua após a publicidade

1. Inclua alimentos ricos em triptofano

Sementes, castanhas, ovos e leguminosas são boas fontes desse aminoácido, essencial para a produção de serotonina. Uma boa forma de colocá-los no prato é adicionar castanhas como lanche entre as refeições ou incluir feijão e lentilha no almoço e no jantar.

2. Prefira alimentos integrais e naturais

Frutas, verduras, legumes e grãos ajudam a manter o intestino saudável e fornecem energia constante para o corpo e para o cérebro.

Para tornar a escolha mais fácil, pense em “colorir” o prato: quanto mais cores naturais, mais variedade de nutrientes você estará consumindo.

3. Cuide da hidratação

A desidratação pode afetar a concentração, a memória e até o humor. Um bom hábito é deixar sempre uma garrafinha de água à vista e estabelecer pequenas metas ao longo do dia, como beber um copo a cada hora.

4. Reduza ultraprocessados

Esses alimentos, ricos em açúcares, gorduras ruins e aditivos, podem aumentar inflamações no corpo e estão ligados a maior risco de depressão e ansiedade.

Continua após a publicidade

Não se trata de nunca consumi-los, mas de não deixá-los ocupar a base da alimentação. Uma boa estratégia é substituir aos poucos: trocar o refrigerante por água com gás e limão, ou os biscoitos recheados por frutas frescas.

5. Respeite o momento da refeição

Comer com atenção plena, sem distrações, fortalece a conexão entre corpo e mente. Experimente fazer pelo menos uma refeição do dia sem celular ou televisão, prestando atenção nas cores, texturas e sabores dos alimentos.

O equilíbrio como chave

Não se trata de buscar uma alimentação “perfeita”, mas de cultivar uma rotina em que a comida seja uma aliada, trazendo energia, prazer e equilíbrio.

Um prato colorido e nutritivo pode ser, muitas vezes, o primeiro passo para dias mais leves e uma mente mais tranquila.

Cuidar da saúde mental passa por muitos aspectos, como sono, atividade física, vínculos sociais, terapia e a alimentação é uma peça fundamental desse quebra-cabeça. Escolher bem o que vai no prato é escolher cuidar de si mesma por inteiro.

Continua após a publicidade

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

 

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/coluna/aline-becker/nutricao-e-saude-mental/

3 motivos de que a prática de tênis ajuda no seu processo de emagrecimento

A prática de atividades físicas a longo prazo reduz a depressão e ansiedade, como informa o estudo publicado na BMC Psychology, realizado com universitários. Além disso, uma Revisão do Frontiers in Public Health constatou que atividades funcionais e de equilíbrio reduzem sintomas depressivos em adultos e idosos.  

Entre tantas modalidades, uma que está se destacando é o tênis que vem ganhando espaço não apenas como um hobby, mas como uma terapia. 

Para Felipe Garcia, professor de educação física e franqueado da Fast Tennis, a modalidade possui características únicas que beneficiam o equilíbrio emocional. “O tênis exige concentração, trabalho respiratório, tomada rápida de decisões e contato social saudável. Esse combo atua diretamente no controle da ansiedade e na melhora da qualidade de vida”, explica.

Além disso, uma partida pode queimar entre 350 e 1200 calorias por hora e, de acordo com Arthur Baeta Neves, médico e franqueado da Fast Tennis, isso acontece graças ao alto gasto calórico e ao dinamismo dos treinos. 

“Esse exercício combina emagrecimento saudável, condicionamento físico e lazer, o que o torna sustentável a longo prazo. Quando aliado a uma alimentação equilibrada, pode transformar o corpo e a qualidade de vida”, afirma o médico.

Continua após a publicidade

O especialista listou 3 benefícios que reforçam por que o tênis é uma escolha tão completa e vem atraindo tantos adeptos:

1

Alto gasto calórico: É uma atividade de alta intensidade e, por isso, ótimo aliado para quem quer perder peso. Durante uma partida, o corpo gasta muitas calorias, o que contribui para o emagrecimento e melhora do condicionamento físico. Além disso, como o jogo é dinâmico e imprevisível, diferente de atividades repetitivas como a esteira ou a bicicleta, os praticantes se mantêm mais motivados a continuar jogando, fator essencial para alcançar resultados consistentes.

 

Continua após a publicidade
2

Melhora na saúde cardiovascular: Os movimentos rápidos e explosivos, tornam o tênis um grande aliado da saúde cardiovascular. A prática melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema respiratório e ajuda a prevenir doenças vasculares. De quebra, ainda aumenta a disposição e a resistência física para o dia a dia. Por ser uma atividade que exige agilidade, trabalha diretamente com os músculos das pernas, glúteos, abdômen e braços. 

3

Bem-estar mental e social: Cada ponto jogado envolve controle emocional, foco, tolerância ao erro e rápida adaptação. Isso treina o praticante a lidar melhor com frustrações, incertezas e decisões sob pressão — habilidades fundamentais para manter o equilíbrio mental. Diferente de outros esportes coletivos, o tênis expõe o jogador diretamente a suas emoções: não há substituições nem pausas longas. É você, a bola e a sua reação ao que acontece.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Continua após a publicidade

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

Continua após a publicidade

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/movimento/motivos-pratica-tenis-ajuda-emagrecimento/

6 exercícios que podem ser feitos utilizando o banco

O banco é um equipamento versátil que pode ser utilizado para a execução de muitos exercícios, permitindo trabalhar diferentes grupos muscu...