A depressão é classificada como um transtorno psiquiátrico e apresenta múltiplas causas. Ela desencadeia um conjunto de sinais e sintomas mentais, emocionais e comportamentais que mostram que existe uma disfunção no funcionamento do cérebro.
Os sintomas mais comuns da depressão incluem: humor triste, diminuição do interesse nas atividades, sono excessivo ou insônia, sensação de cansaço, redução de energia, alterações no apetite, sentimento de culpa e de inutilidade, dificuldade de se concentrar, desesperança no futuro e pensamentos suicidas.
O que a depressão causa no corpo?
A depressão provoca uma série de prejuízos à saúde física. Os mais frequentes são perda de disposição física, lentificação dos movimentos corporais, dores musculares, dores de estômago, dores de cabeça e outros incômodos difusos pelo corpo.
O sono é outro aspecto que também passa por alterações quando há quadros depressivos, o que, consequentemente, acaba comprometendo a saúde física.
Noites mal dormidas afetam negativamente a regulação de hormônios associados ao apetite e à fome, o que pode aumentar ou diminuir o desejo de comer e pode levar tanto à perda quanto ao ganho de peso.
Dra. Nina Ferreira, médica psiquiatra e psicoterapeuta.
source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/o-que-a-depressao-causa-no-corpo/
Nenhum comentário:
Postar um comentário