Se você treina e tem como um dos seus objetivos afinar a cintura, saiba que nenhum exercício pode ser apontado como milagroso para alcançar esse resultado.
A redução das medidas corporal ocorre com a perda geral de gordura corporal, que é resultado de uma combinação de diversos cuidados que vão além da prática regular de atividades físicas.
“Não existe treino ou exercício específico que afine a cintura. O que vai ajudar é uma dieta voltada para o déficit calórico, isto é, consumir menos calorias do que gastar”, afirma a nutricionista Dani Borges, health coach e educadora física.
A genética está entre os fatores que desempenham um papel significativo no formato da cintura. “Algumas pessoas já possuem a cintura mais fina, enquanto outras têm um formato mais quadrado”, destaca Borges.
Quais exercícios afinam a cintura?
O treino do abdômen oferece diversas vantagens à funcionalidade e saúde do corpo, como alívio de dores nas costas, melhora da estabilidade e do equilíbrio, prevenção de lesões e melhora do desempenho esportivo.
Esse fortalecimento não promove a queima de gordura localizada, mas pode trazer um aspecto mais definido e firme à cintura.
“Essa região é responsável por sustentar o nosso corpo — os músculos do abdômen são ditos como estabilizadores da nossa coluna, e por isso, principalmente para quem pratica qualquer atividade física, é importante ter essa região fortalecida para evitar lesões”, fala Dani.
Para trabalhar o abdômen, são indicados movimentos como prancha abdominal, abdominal lateral (ou oblíquo), rotação russa e vacuums abdominais, segundo Leandro Twin, professor de educação física, escritor, palestrante e embaixador da Bluefit.
“Exercícios compostos, como agachamentos e levantamento terra, também fortalecem o core de forma indireta e são essenciais para o equilíbrio muscular geral”, conclui Twin.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/movimento/existe-exercicio-que-afina-cintura/
Nenhum comentário:
Postar um comentário