Geralmente, para voltar à prática de atividades físicas após uma cesariana, é recomendado aguardar cerca de seis semanas. No entanto, isso pode variar de acordo com a recuperação individual.
Muitas pessoas conseguem iniciar caminhadas leves e alongamentos já nas primeiras semanas, desde que estejam bem clinicamente e que tenham liberação médica.
O mais importante é respeitar o processo de cicatrização e evitar esforços precoces. Movimentos de baixo impacto são boas opções no começo. Aumentar gradualmente a intensidade é a maneira mais segura de retomar ao estilo de vida ativo.
Existem alguns sinais que podem indicar a necessidade de interromper os exercícios e procurar avaliação médica, são eles: dor persistente no abdômen ou na cicatriz, sangramento além do esperado, sensação de peso ou pressão na região pélvica, secreção ou inchaço na cicatriz, vermelhidão e cansaço excessivo.
Gisele Maciel, ginecologista e obstetra, mestre em Saúde da Criança e da Mulher,
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/treinar-apos-cesariana/
Nenhum comentário:
Postar um comentário