Para as amantes da folia, o Carnaval é a melhor época para apostar em maquiagens e penteados para se divertir nos bloquinhos. Mas, os cuidados com os fios são essenciais para que os cabelos não sofram com os produtos usados. Glitter, sprays coloridos, gel fixador e adereços fazem parte do visual carnavalesco, mas podem se tornar vilões da saúde capilar. O acúmulo de resíduos no couro cabeludo, aliado ao suor e ao atrito de acessórios, favorece o ressecamento, a quebra dos fios e até quadros de irritação local.
Além do impacto estético, a falta de cuidados com os fios pode comprometer a oxigenação do couro cabeludo e o crescimento saudável dos fios. Quando não há uma limpeza adequada após os dias de folia, é comum observar aumento da oleosidade, coceira e sensibilidade na região.
Incluir os cuidados com os fios no planejamento da folia é uma forma de curtir sem comprometer a aparência e a saúde dos cabelos. Com medidas simples antes e após os dias de festa, é possível manter o couro cabeludo equilibrado e preservar o brilho e a resistência capilar.
Carnaval: dicas de como evitar dor na coluna
“Antes da folia, é importante fortalecer os cabelos com hidratação e nutrição. Manter o couro cabeludo limpo e saudável ajuda a evitar irritações. Também é interessante reduzir o uso de fontes de calor, como chapinha e secador muito quente, para que os fios cheguem mais resistentes ao período de exposição ao sol e aos produtos cosméticos”, explica a especialista em Medicina Capilar, da Onne Clinic (RJ), Dra. Alexandra Lopes.
Cuidados com os produtos!
Dra Alexandra explica que glitter, sprays e tintas temporárias podem prejudicar o couro cabeludo, principalmente quando usados com frequência e sem remoção adequada. “Essas substâncias tendem a se acumular no couro cabeludo, dificultando a respiração da pele e favorecendo coceira e sensibilidade. Dormir com esses produtos ou não lavar corretamente após o uso aumenta ainda mais esse risco”, destaca.
Outra ponto a ser levantado e ter cuidado para não danificar os fios são os adereços. Se usar de forma muito apertada e preso sempre no mesmo local, eles aumentam a tração sobre os fios, o que favorece a quebra e, em alguns casos, a queda. A especialista em Medicina capital ressalta que o ideal é alternar os pontos de fixação e evitar acessórios muito rígidos ou pesados.
E a recuperação capilar após o Carnaval?
A profissional explica que após o Carnaval, é importante lavar bem os cabelos para remover resíduos e investir em máscaras hidratantes e produtos calmantes para o couro cabeludo. “Evitar químicas e reduzir o uso de calor por alguns dias ajuda os fios a se recuperarem. Caso haja coceira persistente ou queda acentuada, é indicado procurar um especialista”, finaliza.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui,
no nosso canal no WhatsApp
source https://boaforma.abril.com.br/beleza/fios-prontos-folia-cuidados-antes-depois-carnaval/
Nenhum comentário:
Postar um comentário