Que os cuidados com a pele depois de mais um dia corrido, seja no trabalho ou após praticar atividades físicas é essencial e se tornou um hábito na vida de muitas pessoas. Porém, o que muitos não sabem, é que alguns hábitos que parecem inofensivos, podem causar danos na saúde da pele. Desde o excesso de produtos à forma incorreta de secar o rosto, atitudes rotineiras podem causar sensibilidade, acne, ressecamento e até acelerar o envelhecimento cutâneo.
O médico dermatologista Raul Cartagena Rossi, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e consultor da TheraSkin®, listou 6 deslizes mais comuns e mostra como corrigir esses erros para ter uma rotina de skincare mais eficaz e segura.
1
Limpeza: Lavar o rosto mais do que o necessário pode remover a barreira natural de proteção da pele, enquanto a limpeza insuficiente pode deixar resíduos acumulados que favorecem a obstrução dos poros. “O ideal é lavar o rosto duas vezes ao dia, com produtos que limpem sem agredir ou ressecar. A pele precisa manter seu equilíbrio natural”, orienta Dr. Raul.
2
Esfoliação em excesso: Esfoliar todos os dias é um erro comum. A prática frequente pode causar irritações, vermelhidão e até efeito rebote na produção de óleo. “A esfoliação ajuda na renovação celular, mas deve ser feita no máximo uma vez por semana, menos ainda em pacientes com peles sensíveis, sempre usando produtos adequados para cada tipo de pele”, reforça o especialista.
3
Secar o rosto com força: Após a limpeza, é comum usar a toalha do banho para secar o rosto e pior, esfregar com força. Esse hábito pode causar atrito excessivo, irritação e até microlesões na pele. “O ideal é usar uma toalha limpa, exclusiva para o rosto, e apenas pressionar levemente para remover a umidade, sem friccionar”, orienta o médico. Essa etapa simples ajuda a preservar a barreira cutânea e a evitar inflamações.
4
Dormir maquiada: Esse é um dos hábitos mais nocivos à pele: impede a respiração celular e favorece o surgimento de acne, cravos e manchas. A higienização completa antes de dormir é indispensável para manter a saúde da pele.
5
Pular o hidratante: peles oleosas também precisam de hidratação. O ressecamento, inclusive, pode provocar um aumento na produção de sebo como mecanismo de defesa. “Hidratar é uma etapa que nunca deve ser negligenciada. Existem hidratantes com texturas leves e ativos calmantes, ideais até para peles mais sensíveis e oleosas”, afirma Dr. Raul.
6
Exagerar nos produtos ou misturar ativos sem orientação: outro erro comum é utilizar muitos produtos ao mesmo tempo, misturando fórmulas e ativos sem saber se eles são compatíveis. Isso pode causar reações adversas e até anular o efeito dos ingredientes. “A rotina de cuidados não precisa ser extensa, e sim eficiente. Com a escolha correta de produtos e ativos, já é possível notar resultados visíveis”, explica.
Qualidade vale muito mais que quantidade nos cuidados com a pele no dia a dia. Saber escolher os produtos e respeitar os limites da pele, faz com que você mantenha uma rotina constante e garanta uma pele saudável, hidratada e protegida ao longo do ano.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/equilibrio/habitos-rotina-skincare-saude-pele/
Nenhum comentário:
Postar um comentário