terça-feira, 16 de setembro de 2025

Os coletes de peso realmente fazem a diferença nos treinos?

Provavelmente, você já viu praticantes de Crossfit ou musculação utilizando coletes de peso para treinar. Esses acessórios, que são posicionados nos ombros e na parte superior do tronco, ajudam a deixar as atividades mais desafiadoras, potencializando a intensidade e os efeitos dos exercícios. Entenda mais sobre eles a seguir!

Os coletes de peso realmente fazem a diferença nos treinos?

Por trazerem mais intensidade aos treinos, os coletes de peso favorecem a melhora da força, da resistência, da atividade cardiorrespiratória e da potência muscular.

“Os coletes de peso aumentam a sobrecarga do corpo, tornando os exercícios mais intensos. Eles ajudam a melhorar a resistência muscular e cardiovascular, aumentar o gasto calórico, potencializar força e explosão em treinos funcionais ou esportivos, além de intensificar estímulos em exercícios como corrida, caminhada, agachamentos e saltos”, fala o educador físico e personal trainer da Academia Gaviões, Anderson Pontes.

Versátil, ele pode ser incorporado à diferentes modalidades e movimentos, por exemplo, caminhada, corrida, abdominais, agachamentos, flexões, HIIT e mais.

Além disso, quando utilizado corretamente e seguindo as precauções necessárias, o equipamento pode contribuir para a manutenção de uma boa postura, para o equilíbrio e para a saúde da coluna.

Estudos ainda sugerem que os coletes de peso podem ser benéficos para a formação e o desenvolvimento do tecido ósseo, o que pode ser interessante para mulheres na pós-menopausa. Entretanto, ainda são necessárias mais investigações para uma conclusão mais clara.

Continua após a publicidade

Como utilizar os coletes de peso nos treinos?

Os coletes contam com bolsos onde podem ser inseridas cargas, ou seja, o praticante consegue ajustar o peso de acordo com as suas necessidades e objetivos.

O equipamento deve ter, no máximo, 10% do peso corporal do indivíduo. É importante respeitar os próprios limites, colocando carga conforme o condicionamento físico evolui.

Para fazer os movimentos com o colete de peso de maneira segura e confortável, é indispensável escolher uma opção que não atrapalhe a sua mobilidade e que se ajuste bem ao seu corpo, sem causar incômodos ou apertos.

Riscos do uso indiscriminado e contraindicações

Utilizar os coletes de forma indiscriminada ou com uma carga exagerada pode colaborar para a ocorrência de lesões, sobrecarga de articulações, dores nos ombros, joelho e coluna, e piora de condições como a escoliose.

Continua após a publicidade

“O uso não é recomendado para todos. Para utilizar o colete de peso, o ideal é que a pessoa já tenha uma boa base de força, condicionamento físico e técnica consolidada”, destaca Pontes.

Antes de incluí-los nos treinos, é indispensável passar por uma orientação profissional, que irá avaliar o seu caso em específico e dizer se esses acessórios são ou não adequados para você.

“O professor avalia se o aluno tem preparo físico suficiente, qual a carga ideal e a progressão correta, quais exercícios são mais indicados e como prevenir lesões por mau uso.”

Apesar de ser considerado seguro para muitas pessoas, o uso de coletes de peso possui algumas contraindicações, sendo que as principais são: osteoporose grave, problemas ou dores na coluna, fraturas vertebrais, problemas de equilíbrio, cirurgias ortopédicas recentes, artrose avançada e iniciantes que não dominam a técnica.

Continua após a publicidade

Lembre-se: malhar com o peso do próprio corpo, sem os coletes, ou do jeito tradicional – usando máquinas de academia, halteres, anilhas, barras, kettlebells e mais – já traz resultados significativos.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

 

 

 

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/movimento/coletes-de-peso-fazem-diferenca/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os coletes de peso realmente fazem a diferença nos treinos?

Provavelmente, você já viu praticantes de Crossfit  ou musculação utilizando coletes de peso para treinar. Esses acessórios, que são posic...