quarta-feira, 17 de setembro de 2025

Por que sinto coceira no cabelo após os treinos?

A coceira no couro cabeludo após a prática de atividades físicas é muito comum. O principal motivo pelo qual ela ocorre é o acúmulo de suor.

O suor em si é inofensivo, mas, quando permanece por muito tempo na pele e no couro cabeludo, pode alterar o pH, favorecer o crescimento de fungos e bactérias e irritar as glândulas sebáceas, o que pode gerar coceiras.

Além disso, o atrito do cabelo úmido com bonés ou fones de ouvido pode fazer com que esse incômodo se agrave.

Se você treina regularmente, é importante saber que a transpiração excessiva pode trazer alguns prejuízos à saúde e aparência dos fios. Em excesso, o suor pode desencadear ressecamento, quebras, piora da oleosidade e surgimento de caspa ou dermatite seborreica.

Mas vale destacar que isso não significa que quem se exercita sempre terá esses problemas. Com os cuidados certos, é possível evitá-los.

Continua após a publicidade

O segredo está na higiene adequada e na atenção aos sinais do couro cabeludo. Coceira passageira é comum; coceira constante merece avaliação médica.

Respondido por:

Alberto Correia, médico cirurgião capilar, com pós-graduação em tricologia e transplante capilar. Cofundador e CEO do Instituto Salutis, em Salvador, na Bahia.

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.

 

Publicidade


source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/coceira-no-cabelo-apos-treino/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por que sinto coceira no cabelo após os treinos?

A coceira no couro cabeludo após a prática de atividades físicas é muito comum. O principal motivo pelo qual ela ocorre é o acúmulo de suor...