quarta-feira, 25 de junho de 2025

Quando se preocupar com a dor muscular pós-treino?

A dor muscular pós-treino ocorre geralmente entre 12 e 72 horas após uma atividade física não habitual ou mais intensa do que o habitual.

Ela se manifesta principalmente devido às microlesões nas fibras musculares, que desencadeiam uma resposta inflamatória local, com liberação de mediadores inflamatórios que sensibilizam os receptores de dor.

O sintoma é esperado como parte do processo adaptativo do músculo ao estímulo físico e costuma ser mais comum em iniciantes ou indivíduos que aumentaram recentemente a intensidade do treino.

Quando se preocupar com a dor muscular pós-treino?

A dor muscular pós-treino deve ser considerada preocupante quando persiste por mais de 5 a 7 dias, quando é extremamente limitante ou associada a sinais como edema acentuado, fraqueza progressiva, urina escura (indicativa de rabdomiólise), febre ou dor intensa desproporcional ao esforço realizado.

Nesses casos, é recomendado procurar uma avaliação médica para investigar condições patológicas mais graves, como lesões musculares significativas, síndromes compartimentais ou alterações metabólicas.


Respondido por:

Dr. Daniel Oliveira, ortopedista especialista em coluna vertebral e diretor do Núcleo de Ortopedia e Traumatologia de Belo Horizonte. Instagram: @danieloliveiracoluna



source https://boaforma.abril.com.br/coluna/boa-forma-responde/dor-muscular-pos-treino-quando-se-preocupar/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

JBL Endurance Race 2: fone ideal para os amantes de atividades físicas

Para os amantes de esportes no geral e que não vivem sem uma música para ter aquela motivação durante os treinos , o novo JBL Endurance Race...