Após um processo de emagrecimento, é comum que a pele fique mais flácida, especialmente em regiões como abdômen, braços, coxas, costas e glúteos. Esse efeito pode variar de acordo com fatores como a velocidade da perda de peso, a idade e até mesmo a genética.
“Alguns pacientes podem se sentir frustrados após alcançar a meta de peso e perceber que a aparência corporal ainda está distante do que imaginava. A gordura foi embora, mas a pele não acompanha esse processo com a mesma velocidade”, explica Luiza Hassan, cirurgiã plástica especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Durante o ganho de peso, a elastina e o colágeno, responsáveis pela firmeza cutânea, podem sofrer danos, e, consequentemente, a pele perde parte da sua capacidade de retração.
Dessa forma, após o emagrecimento, é possível notar a flacidez. A seguir, confira 5 dicas de como combater essa alteração depois da perda de peso!
Perdeu peso e está sofrendo com a flacidez? Aqui estão 5 dicas de como combatê-la
1. Aposte em treinamentos de força e resistência
“A musculação é um fator primordial para controlar e evitar a flacidez, pois auxilia na manutenção do peso ao longo do prazo e favorece o aumento do metabolismo basal”, diz Matheus Vianna, personal trainer.
“O treinamento de força irá atuar no aumento de rigidez muscular, mas, além isso, ele também irá contribuir para o aumento da liberação de hormônios que atuam diretamente na qualidade da pele, na melhora da oxigenação dos tecidos e aumento do fluxo sanguíneo. Ou seja, não apenas atuando na firmeza da pele, mas promovendo também um efeito antienvelhecimento“, fala Vianna.
2. Hidrate-se
A água desempenha uma série de funções essenciais no nosso corpo, e uma delas é a manutenção da saúde cutânea. Hidratar-se é fundamental para cuidar da elasticidade da pele, colaborando para a produção de colágeno e elastina.
3. Procure procedimentos estéticos
Dependendo do grau de flacidez, os tratamentos estéticos podem ser indicados. “Graus leves a moderados podem ser tratados com procedimentos em consultório, como o ultrassom micro e macrofocado”, exemplifica a dermatologista Luiza Archer.
Também existem os bioestimuladores de colágeno e os lasers, segundo Archer. Vale lembrar que esses tratamentos devem ser orientados por um profissional.
4. Invista em uma alimentação balanceada
Uma dieta balanceada, com alimentos ricos em colágeno e nutrientes antioxidantes, é uma grande aliada para lidar com a flacidez de pele após a perda de peso.
5. Em casos mais intensos, pode ser necessária cirurgia
Em alguns casos, a flacidez da pele é severa e é necessário realizar intervenções cirúrgicas para tratá-la. A abdominoplastia é uma das opções para lidar com esses quadros.
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas dicas e matérias incríveis de Boa Forma direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
source https://boaforma.abril.com.br/equilibrio/perda-de-peso-flacidez-o-que-fazer/
Nenhum comentário:
Postar um comentário